O marketing estratégico em organizações competitivas
Resumo
A proposta do presente trabalho se desenvolve sob a perspectiva de um estudo
sobre o marketing estratégico em organizações competitivas, com a finalidade de
permitir às empresas dirigirem seus esforços de maneira a atender suas
necessidades e às de seus clientes, gerando com isso mais lucros e produtividade,
pois sabe-se que nenhuma empresa consegue sobreviver em ambientes
competitivos sem uma real e completa orientação para o mercado. No
desenvolvimento do artigo são abordados conceitos, tipos, vantagens e
desvantagens das organizações, definições para o termo gestão, conceitos,
classificação e tipos de estratégias, a área de marketing e competitividade. O
marketing estratégico é de fundamental importância na controladoria, pois
atualmente esta é considerada o principal instrumento de controle de uma empresa
e objetiva a tomada de decisões e o fornecimento de uma base de dados para a
elaboração do planejamento empresarial. A análise dos conceitos e tipos de
estratégias existentes, aliados à área de marketing, também contribuíram para o
conhecimento do assunto e permitiram que fossem cumpridos os objetivos deste
estudo.