dc.contributor.advisor | Germani, Larice Maria Bonato | |
dc.creator | Mezzomo, Gislaine Gundel | |
dc.date.accessioned | 2017-04-20T14:33:20Z | |
dc.date.available | 2017-04-20T14:33:20Z | |
dc.date.issued | 2008-10-25 | |
dc.date.submitted | 2008 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2780 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Altas Habilidades/Superdotação, RS, 2008. | por |
dc.description.abstract | Nowadays, one of the greatest challenges of education is to offer good quality
education to everyone, considering the diversity and the differences, and respecting each
student’s specificities. Educating in an inclusive context requires not only a change in the
teachers’ attitude, but also a change in all the segments that are involved in this task (school x
family x society).The present article aims to analyze the change in the posture of the school,
more specifically the teacher’s, when receiving a student with high abilities/giftedness amidst
so much diversity. The development of this subject was enabled through a study case, which
was focused on identifying the pedagogical strategies that potentialized the learning process
of the students with high abilities/giftedness in the regular teaching classroom. The lack of knowledge with regards to high abilities/giftedness, the myths that label such students, the closed curriculums and the pedagogical practices directed to average and bellow average students are some of the barriers that need to be overcome for that the specificities of students with high abilities/giftedness be respected and their potential be stimulated and developed. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Altas habilidades/superdotação | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.title | O papel do professor do ensino regular e do professor especializado enquanto parceiros no processo de inclusão do aluno com altas habilidades/superdotação na rede regular de ensino | por |
dc.title.alternative | The role of the regular teaching teacher and the specialized one as partners in the inclusion process of students with high abilities/giftedness in regular teaching schools | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Altas Habilidades/Superdotação | por |
dc.description.resumo | Um dos maiores desafios da educação atualmente é oferecer uma educação de
qualidade a todos, considerando a diversidade, a diferença e respeitando a especificidade de
cada um. Educar no contexto da educação inclusiva requer uma mudança de atitude, não só
dos professores, mas de todos os segmentos envolvidos nesta tarefa: escola, família,
sociedade. O presente artigo tem por objetivo analisar a mudança de postura da escola, mais
especificamente do professor, ao receber, em meio a tanta diversidade, um aluno com
indicadores de altas habilidades/superdotação. Para desenvolver este assunto, foi realizado um
estudo de caso, onde o foco foi identificar as estratégias pedagógicas que potencializam o
processo de aprendizagem do aluno com altas habilidades/superdotação na sala de aula do
ensino regular. A falta de conhecimento a respeito das altas habilidades/superdotação, os
mitos que rotulam tais alunos, os currículos fechados e as práticas pedagógicas voltadas para
o aluno médio e abaixo da média são algumas das barreiras que precisam ser derrubadas, para
que as especificidades do aluno com altas habilidades/superdotação sejam respeitadas e seu
potencial seja estimulado e desenvolvido. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |