Comunicação pública na sociedade de plataformas: as redes de comunicação e o meme "faixa da UFSM"
Fecha
2023-02-06Primeiro coorientador
Kegler, Bruno
Primeiro membro da banca
Kegler, Jaqueline Quincozes da Silva
Segundo membro da banca
Mombelli, Neli Fabiane
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta dissertação busca refletir o fenômeno do meme “faixa da UFSM” a partir de dois eixos
teóricos: a Comunicação Pública e a Plataformização. Para isso, a investigação buscou
compreender a circulação da informação através das Redes de Comunicação Pública
(WEBER, 2017) que são acionadas no debate que é centralizado no assunto de interesse
público implicando na Legitimidade e Credibilidade da Universidade Federal de Santa Maria
(UFSM). Portanto, desencadeamos reflexões pertinentes que, junto ao eixo de Comunicação
Pública, caminha por entre a dicotomia de Público e Privado (BOBBIO, 2000; SENNETT,
2014); Esfera Pública (HABERMAS, 1984; 1987; 2003); Opinião Pública (LIPPMANN,
2009); Redes de Comunicação Pública (WEBER, 2017) e Universidade, Comunicação e
interesse público (BARICHELLO, 2004). No eixo da Plataformização, caminhamos entre a
Sociedade da Plataforma (VAN DIJCK et. al., 2018; 2019), Meme (BLACKMORE, 1997;
DAWKINS, 2011; RECUERO, 2007; 2009; SHIFMAN, 2014; REGIANI, 2017); Desordem
informacional (WARDLE, 2020A; 2020B) e, finalizamos essa construção com uma
aproximação entre as teorias, a fim de consolidar as noções teóricas que embasaram a análise.
Dessa arte, realizamos uma pesquisa qualitativa (SAMPIERI et al., 2013; YIN, 2016) que se
ancora na pesquisa exploratória (SAMPIERI et al., 2013), utilizando a descrição, explicação
dos fatos e entrevista qualitativa (YIN, 2016) aplicada à um representante da Comunicação da
Universidade Federal de Santa Maria, na intenção de validar as reflexões no viés das Redes de
Comunicação Pública, com ênfase na Rede Científico-educacional. Visto isso, identificamos
os atores sociais e as Redes que compõem o fenômeno do meme “faixa da UFSM”, pelas
plataformas Google, Twitter, Facebook e Instagram, onde propomos um Diagrama de
Legitimidade e Credibilidade que mostra o circuito formado pela circulação da informação.
Dada as reflexões cabíveis, inferimos que o meme foi uma manifestação da Sociedade Civil, a
fim de forçar uma mudança, pelas Mídias, logo, uma resposta Social (BRAGA, 2006),
enquanto a Universidade não se manifestada publicamente, ocorrendo a falta do exercício da
Comunicação Pública.
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