Pesquisa participante em educação ambiental: a construção da metodologia e do currículo no ambiente escolar
Resumo
Este trabalho procura verificar os efeitos da pesquisa participante na construção do
currículo e das práticas pedagógicas em Educação Ambiental na escola Estadual de Ensino
Médio Paulo Freire. Destarte, pretende-se desenvolver os seguintes objetivos específicos:
discorrer a respeito das concepções de Educação Ambiental defendidas pelos gestores
brasileiros; descrever o contexto histórico/social que contribuiu para que a escola optasse pelo
uso da metodologia da pesquisa participante e apresentar a visão dos professores que
participaram da elaboração do Projeto Político Pedagógico a respeito dos efeitos da pesquisa
participante na construção do currículo e das práticas pedagógicas em Educação Ambiental. A
pesquisa realizou-se através do método bibliográfico qualitativo. A investigação demonstrou
que há uma enorme distância entre o discurso pedagógico e a prática educacional e que
mudanças significativas na educação, necessitam do apoio estrutural e financeiro dos
gestores. Por outro lado, constatou-se que houve alguns avanços no cotidiano da escola
investigada, como por exemplo: a compreensão do conceito de educação ambiental como
interdisciplinar, a compreensão da necessidade de se contribuir com a construção da
cidadania, a constatação da importância de se conhecer a realidade do aluno, a compreensão
da necessidade de contextualizar problemas locais e tentar resolvê-los, a percepção da
importância do professor tornar-se pesquisador, o destaque às metodologias participativas, à
avaliação por parecer descritivo e o fato das disciplinas terem o mesmo tempo no currículo.
Coleções
- Educação Ambiental - EaD [323]