A construção da identidade de alunos com déficit cognitivo através do seu processo de alfabetização
Fecha
2010-12-20Autor
Magalhães, Edilza Raimunda dos Santos
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O estudo sobre "A Construção da Identidade de Alunos com Déficit
Cognitivo através do seu Processo de Alfabetização, incide diretamente
na formação de valores e na postura de educadores que buscam meios
de introduzir no sistema de ensino a Educação Inclusiva de Alunos com
Necessidades Especiais, se observado como opinam ou como procuram
desenvolver programas que inclua os alunos na rede regular de ensino. A
metodologia aplicada é do tipo qualitativo com participação através de
entrevistas de cinco educadores de escola pública, que contribuíram
diretamente com a contextualização empírica desse estudo e através
deles foi possível um diagnóstico de leitura e escrita com educando com
déficit cognitivo, portadores de deficiência mental, aos quais pode se
observar o avanço e desenvolvimento da leitura e escrita, e o nível de
socialização no qual se encontram. O resultado observado é que os
alunos progridem a seu tempo, observando-se que a freqüência escolar é
constante apesar de adentrarem nesse contexto tardiamente. Assim, nos
resultados da investigação pode-se observar que os educadores e alunos
procuram socializar-se em prol da inclusão dos alunos especiais,
perpassando dificuldades e abolindo preconceitos.