Universidade Federal de Santa Maria
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Manancial - Repositório Digital da UFSM
Ver item 
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Gestão Educacional
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Gestão Educacional
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

As relações interpessoais como alternativa para a redução da evasão na EJA: um desafio ao professor gestor

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC de Especialização (413.0Kb)
Data
2011-03-02
Autor
Salbego, Joseânia
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A pesquisa tem como tema a importância das relações interpessoais no ambiente escolar, como uma alternativa relevante na busca da redução da evasão, na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O presente trabalho é parte de uma caminhada, que teve por objetivo resgatar a autoconfiança, a autoestima, e estimular a permanência dos(as) alunos(as) , nas turmas de EJA, respeitando suas condições e seus saberes. A problemática abordada neste trabalho buscou compreender, entre outros fatores, a relação entre as histórias de vida, inclusive como forma de melhorar o convívio educador(a)-educando(a), expectativas pessoais e a procura pela modalidade EJA. Também procurou identificar as causas da evasão, e o papel do(a) professor(a), como gestor(a), considerando sua influência sobre o aumento da permanência (ou não) dos(as) alunos(as), na escola. Os procedimentos adotados foram a pesquisa de cunho qualitativo e estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados para responder o problema de pesquisa-estudo, foram entrevistas orais semi-estruturadas, voltadas para o diálogo reflexivo que auxiliou nos relatos dos(as) alunos(as), tendo como ponto relevante, suas histórias de vida. Para os registros, foi utilizado o diário de campo. Análise e interpretação dos dados, por análise de conteúdo. Face aos dados obtidos, fica evidente a importância das relações interpessoais como uma alternativa que promove a boa convivência e interação entre os membros que compõem uma gestão (e um ambiente) escolar, o que se reflete na qualidade e aumento do tempo de permanência dos(as) educandos(as) na escola.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/278
Coleções
  • Gestão Educacional [298]

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
B13 – FAO AGRIS data provider 2025
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicençasEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicenças

Minha conta

EntrarCadastro

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
B13 – FAO AGRIS data provider 2025
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.