Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos: Recent submissions
Now showing items 1-20 of 42
-
O mercado de trabalho e a inclusão de pessoas com deficiência
(2007)O presente é o relato de uma pesquisa em nível de especialização – Pós-Graduação em Educação de Surdos e Déficit Cognitivo – que se propõe a apresentar uma reflexão sobre a inclusão de pessoas no mercado de trabalho, no ... -
Problemas de linguagem: sua interferência na alfabetização
(2007-10-22)O presente trabalho analisa os distúrbios de linguagem e sua interferência na alfabetização. A pesquisa, de cunho bibliográfico, oferece reflexões em torno da criança e os problemas que esta enfrenta por ocasião de algum ... -
Uma possibilidade de inclusão de alunos com dificuldade de aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental
(2007-10-22)Esta pesquisa objetivou, investigar e constatar, a real situação das escolas municipais da área urbana de São Borja, em relação ao processo ensinoaprendizagem dos alunos que apresentam dificuldade de aprendizagem. A ... -
A importância da afetividade no processo ensino-aprendizagem de alunos com déficit cognitivo
(2007)Este artigo possui como foco principal o problema referente a afetividade no desenvolvimento da criança com déficit cognitivo, tendo como finalidade compreender as diversas formas de comportamento dos alunos no processo ... -
O trabalho da professora da SADA e a inclusão
(2007-10)O presente artigo procurou identificar as estratégias utilizadas pela professora da SADA (Sala de Atendimento às Dificuldades de Aprendizagem) que visam auxiliar a aprendizagem de um aluno com TDAH (Transtorno do Déficit ... -
Deficiência mental em sala de aula e a expectativa da família em relação ao seu filho
(2007)Trata-se o presente de um artigo monográfico, decorrente de pesquisa em especialização – Pós-Graduação em Educação de Surdos e Déficit Cognitivo – e propõe-se a apresentar a importância da inclusão de alunos com deficiência ... -
Adaptações curriculares de pequeno porte: peça fundamental para atender os alunos incluídos e garantir o seu acesso e permanência na escola
(2007-11-23)Através deste artigo pretende-se focalizar as questões que abarcam as adaptações curriculares e suas implicações educacionais no sistema regular de ensino. A pesquisa foi realizada nas escolas do sistema municipal de ... -
O processo educacional de uma aluna com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
(2007-11-24)A escola para a maioria das crianças brasileiras é o espaço de acesso aos conhecimentos universais e sistematizados, ou seja, é o lugar que vai lhes proporcionar condições de se desenvolver e de tornar-se cidadãos, alguém ... -
Leitura e escrita: dificuldades de aprendizagem
(2007-11-24)A presente pesquisa tem por objetivo verificar quais os fatores subjacentes às dificuldades na aprendizagem de leitura e escrita e buscar alternativas metodológicas para o enfrentamento das mesmas e despertar nos professores ... -
Pessoas com deficiência frente ao mercado de trabalho
(2007)O presente artigo versa sobre pessoas com deficiência frente ao mercado de trabalho e tem por objetivo analisar as representações construídas acerca da inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho, bem como a aceitação ... -
A educação física como ferramenta de inclusão de crianças com déficit cognitivo
(2007)O presente trabalho caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, que tem por tema principal evidenciar a importância que a Educação Física exerce no trabalho com crianças com déficit cognitivo nos anos iniciais do ... -
O lúdico como facilitador no processo de alfabetização de um aluno com transtorno em déficit de atenção e hiperatividade
(2007-12-20)O presente artigo visa discutir a importância do lúdico como facilitador no processo de alfabetização de um aluno com Transtorno em Déficit de Atenção e Hiperatividade. Tem como base o estudo de caso realizado em um ... -
A importância do lúdico para o desenvolvimento das crianças com dificuldades de aprendizagem
(2007-11-24)O presente trabalho foi desenvolvido durante o Curso de Especialização em Educação Especial, da Universidade Federal de Santa Maria, em Convênio com a Fundação Áttila Taborda – URCAMP – Campus de São Borja. Desenvolvemos ... -
Políticas públicas e o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no sistema municipal de ensino de São Borja/RS
(2007-10-22)Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada em nível de especialização, em “Educação Especial – Déficit Cognitivo e Educação de Surdos”. Os objetivos deste artigo tratam de verificar as políticas públicas de ... -
A importância da língua de sinais nas escolas
(2007-11-23)A legislação tem provocado algumas mudanças na área da educação ao estabelecer que os alunos com necessidades educativas especiais devem receber atendimento na rede regular de ensino e não mais segregados em escolas de ... -
A importância do contexto familiar na educação de um aluno com dificuldades de aprendizagem no ensino fundamental
(2007-11-23)O presente artigo visa ao resultado de uma pesquisa realizada em nível do Curso Pós-Graduação Especialização em Educação Especial Déficit Cognitivo e Educação de Surdos. Nesse artigo, objetiva-se investigar o contexto ... -
Formação continuada de professores para a inclusão: cursos de capacitação e a prática docente
(2007-11-23)Esse artigo pretende refletir e analisar as representações que os professores têm sobre os cursos de capacitação e sua influência na prática docente e como o educador pode oportunizar através de uma educação de real qualidade ... -
A educação inclusiva e a informática: transformações e desafios das práticas pedagógicas
(2007-10)Este artigo tem por objetivo discutir a utilização da informática na educação inclusiva. Diante disto, abordaremos temas como: informática, educação e inclusão, presentes na sociedade atual, e, em muitas de nossas escolas, ... -
Dificuldades de aprendizagem ocasionadas pelo transtorno oposição e síndrome do pânico
(2007-10-17)Pretende-se com este artigo oferecer subsídios para a escola ampliar seus conhecimentos sobre a diferença dos seus alunos. Esta atitude faz-se necessária e urgente, devido à apresentação de diferentes comportamentos ... -
A influência da mídia televisiva no processo de inclusão escolar das pessoas com deficiência
(2007-10-05)O presente trabalho foi desenvolvido durante o curso de Pós-Graduação em Especialização em Educação Especial: Déficit Cognitivo e Educação de Surdos da Universidade Federal de Santa Maria em Convênio com a Fundação Áttila ...