Mediação colaborativa: o diálogo entre o profissional da psicologia e o educador especial
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Data
2022-11-22Primeiro membro da banca
Souza, Carmen Rosane Segato e
Segundo membro da banca
Alves, Marcia Doralina
Metadata
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Este trabalho é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em
Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), da Linha
de pesquisa 3 (LP3) - Educação Especial, Inclusão e Diferença. Tem por
objetivo compreender as interfaces das ações do Psicólogo e do Educador
Especial no contexto escolar para efetivar a inclusão de alunos Público-Alvo
da Educação Especial. É uma pesquisa dotipo qualitativa e exploratória, com
estudo de caso. Participaram da pesquisa duas profissionais,umaeducadora
especial e uma psicóloga, que atuavam em uma escola. Os resultados
analisados de forma qualitativa apontaram inexistência de trabalho
colaborativo no atendimento aos estudantes. Os fatores que intervém nesse
processo,envolvem o perfil de comunicação entre os profissionais, motivação
e gestão escolar.Conclui-se que são muitos os desafios para que ocorra a
mediação colaborativa, poisesbarram em fatores diversos, tais como, as
demandas de trabalho, a carga horária dos profissionais,aorganização/gestão
escolar, entre outros.
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