Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorYonegura, Robison Keith
dc.creatorOliveira, Amanda Lisbôa de
dc.date.accessioned2023-02-28T15:13:03Z
dc.date.available2023-02-28T15:13:03Z
dc.date.issued2023-01-25
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27974
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria - Campus Cachoeira do Sul, Curso de Arquitetura e Urbanismo, RS, 2022.por
dc.description.abstractThe early childhood education is the child’s first contact with the world, it is the introduction of basic learning, whose purpose is the cognitive developement of children from 0 to 5 years of age. For that, the kindergarten must be designed for children, with constructive particularities and unique design that motivates the act of learning. According to the data collected by the city hall of Cachoeira do Sul, RS, the municipality has, in the public sphere, nineteen specific kindergarten schools, however, only two were designed to serve this public. The vacancies available in the existing schools do not serve the community and the long waiting lines make it impossible for interested parties to register for the school year. This research aims to show how architecture can become an educational element, aimed at small users, through Montessori pedagogy and thus, obtain the necessary foundation for the development of the architectural party of an early childhood school in the city of Cachoeira do Sul, RS. As a methodology, contact with the city hall, research and survey in the literature and case studies was carried out, to develop guidelines to conduct the children's school project based on Montessori pedagogy.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectArquitetura escolarpor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectMontessoripor
dc.subjectSchool architectureeng
dc.subjectChild educationeng
dc.subjectChildreneng
dc.subjectMontessorieng
dc.titleCentro de educação infantil: explorando espaços didáticos através da Pedagogia Montessori na cidade de Cachoeira do Sulpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localCachoeira do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationArquitetura e Urbanismopor
dc.description.resumoA educação Infantil é o primeiro contato da criança com o mundo, é a introdução da aprendizagem básica, que tem como propósito o desenvolvimento cognitivo infantil dos 0 aos 5 anos de idade. Para isso, a escola infantil deve ser pensada para crianças, com particularidades construtivas e design singular que motivam o ato de aprender. De acordo com os dados levantados através da prefeitura de Cachoeira do Sul, RS, o município dispõe, no âmbito público, dezenove escolas de educação infantil específicas porém, apenas duas foram projetadas com intuito de atender este público. As vagas disponíveis nas escolinhas vigentes não atendem a comunidade e as longas filas de espera impossibilitam inscrição para o ano letivo dos interessados. Esta pesquisa visa mostrar como a arquitetura pode se transformar em um elemento educacional, direcionado aos pequenos usuários, através da pedagogia Montessori e assim, obter o embasamento necessário para o desenvolvimento do partido arquitetônico de uma escola de educação infantil na cidade de Cachoeira do Sul, RS. Como metodologia foi realizado contato com a prefeitura do município, pesquisa e levantamento na literatura e estudos de caso, para elaborar diretrizes e conduzir o projeto da escola infantil baseada na pedagogia Montessori.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpor
dc.publisher.unidadeUFSM Cachoeira do Sulpor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto