dc.contributor.advisor | Yonegura, Robison Keith | |
dc.creator | Oliveira, Amanda Lisbôa de | |
dc.date.accessioned | 2023-02-28T15:13:03Z | |
dc.date.available | 2023-02-28T15:13:03Z | |
dc.date.issued | 2023-01-25 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27974 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria - Campus Cachoeira do Sul, Curso de Arquitetura e Urbanismo, RS, 2022. | por |
dc.description.abstract | The early childhood education is the child’s first contact with the world, it is the introduction of basic learning, whose purpose is the cognitive developement of children from 0 to 5 years of age. For that, the kindergarten must be designed for children, with constructive particularities and unique design that motivates the act of learning. According to the data collected by the city hall of Cachoeira do Sul, RS, the municipality has, in the public sphere, nineteen specific kindergarten schools, however, only two were designed to serve this public. The vacancies available in the existing schools do not serve the community and the long waiting lines make it impossible for interested parties to register for the school year. This research aims to show how architecture can become an educational element, aimed at small users, through Montessori pedagogy and thus, obtain the necessary foundation for the development of the architectural party of an early childhood school in the city of Cachoeira do Sul, RS. As a methodology, contact with the city hall, research and survey in the literature and case studies was carried out, to develop guidelines to conduct the children's school project based on Montessori pedagogy. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Arquitetura escolar | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Crianças | por |
dc.subject | Montessori | por |
dc.subject | School architecture | eng |
dc.subject | Child education | eng |
dc.subject | Children | eng |
dc.subject | Montessori | eng |
dc.title | Centro de educação infantil: explorando espaços didáticos através da Pedagogia Montessori na cidade de Cachoeira do Sul | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Cachoeira do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Arquitetura e Urbanismo | por |
dc.description.resumo | A educação Infantil é o primeiro contato da criança com o mundo, é a introdução da aprendizagem básica, que tem como propósito o desenvolvimento cognitivo infantil dos 0 aos 5 anos de idade. Para isso, a escola infantil deve ser pensada para crianças, com particularidades construtivas e design singular que motivam o ato de aprender. De acordo com os dados levantados através da prefeitura de Cachoeira do Sul, RS, o município dispõe, no âmbito público, dezenove escolas de educação infantil específicas porém, apenas duas foram projetadas com intuito de atender este público. As vagas disponíveis nas escolinhas vigentes não atendem a comunidade e as longas filas de espera impossibilitam inscrição para o ano letivo dos interessados. Esta pesquisa visa mostrar como a arquitetura pode se transformar em um elemento educacional, direcionado aos pequenos usuários, através da pedagogia Montessori e assim, obter o embasamento necessário para o desenvolvimento do partido arquitetônico de uma escola de educação infantil na cidade de Cachoeira do Sul, RS. Como metodologia foi realizado contato com a prefeitura do município, pesquisa e levantamento na literatura e estudos de caso, para elaborar diretrizes e conduzir o projeto da escola infantil baseada na pedagogia Montessori. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO | por |
dc.publisher.unidade | UFSM Cachoeira do Sul | por |