Centro de educação infantil: explorando espaços didáticos através da Pedagogia Montessori na cidade de Cachoeira do Sul
Resumo
A educação Infantil é o primeiro contato da criança com o mundo, é a introdução da aprendizagem básica, que tem como propósito o desenvolvimento cognitivo infantil dos 0 aos 5 anos de idade. Para isso, a escola infantil deve ser pensada para crianças, com particularidades construtivas e design singular que motivam o ato de aprender. De acordo com os dados levantados através da prefeitura de Cachoeira do Sul, RS, o município dispõe, no âmbito público, dezenove escolas de educação infantil específicas porém, apenas duas foram projetadas com intuito de atender este público. As vagas disponíveis nas escolinhas vigentes não atendem a comunidade e as longas filas de espera impossibilitam inscrição para o ano letivo dos interessados. Esta pesquisa visa mostrar como a arquitetura pode se transformar em um elemento educacional, direcionado aos pequenos usuários, através da pedagogia Montessori e assim, obter o embasamento necessário para o desenvolvimento do partido arquitetônico de uma escola de educação infantil na cidade de Cachoeira do Sul, RS. Como metodologia foi realizado contato com a prefeitura do município, pesquisa e levantamento na literatura e estudos de caso, para elaborar diretrizes e conduzir o projeto da escola infantil baseada na pedagogia Montessori.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: