Tecnologias na sala de aula: o uso do software de história em quadrinhos na análise de produção textual na disciplina de Língua Portuguesa
Resumen
O presente estudo trata de um relato de experiência docente no laboratório de informática que teve como objetivo analisar a leitura e produção textual desenvolvida em um software de história em quadrinhos (Webcomic) chamado máquina de quadrinhos com alunos da 5ª série (6º ano) do ensino fundamental da Escola de Ensino Médio Emílio Alves Nunes, situada no município de Herveiras, região central do RS. Utilizou-se como metodologia na pesquisa um questionário emitido aos alunos para depois ser coletado dados quantitativos onde foi apontado o interesse e desinteresse dos participantes frente à possibilidade de realizar leitura e produção textual em um ambiente virtual diferenciado dos materiais impressos usados na sala de aula regular. Durante o desenvolvimento da prática pedagógica observou-se a competência linguística do aluno em apropriar-se de escritas e imagens na produção de texto. Ao final conclui-se que a interação e inserção entre tecnologias educativas aos conteúdos em leitura e produção textual refletem uma nova abordagem em gerar ensino aprendizagem na disciplina de língua portuguesa.