Aplicabilidade de tecnologias da informação e comunicação para a educação rural: uma análise de desafios e perspectivas
Resumen
A busca pela concretização e constituição de uma prática educativa pedagógica informacional concreta, é o principal objeto deste artigo. Este artigo é resultado, parcial, de analises realizadas em relação as potencialidades das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) Aplicadas à Educação básica. Baseada nas experiências investigativa em sala de aula, primeiramente analisou-se algumas questões referentes à implantação das Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas ao processo de ensino-aprendizagem na educação em nível fundamental em escolas localizadas na área rural do município de Jóia/ RS. Os métodos usados no desenvolvimento das atividades práticas realizaram-se como entrevistas com a comunidade, atividades no laboratório de informática, e a utilização de outros recursos em sala de aula e extraclasse; tornaram-se, no decorrer do ano letivo, instrumento de análise e diagnostico das potencialidades paradidáticas e da problemática da educação contemporânea. Relacionando importância da
implantação dos meios computacionais atuais na educação e o uso das “novas” tecnologias e sua aplicação à educação, fez surtir novos questionamentos em relação à introdução da informática na educação básica.