A dimensão socioeducativa do serviço social: algumas reflexões
Visualizar/ Abrir
Data
2023-01-31Autor
Fister, Váleri Beatriz Figueira
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este Trabalho de Conclusão de Curso objetivou refletir sobre a dimensão
socioeducativa do serviço social e sobre a sua contribuição para a emancipação
humana e para o acesso de direitos à população. É importante discutir essa temática
no interior da categoria, a fim de ampliar as ferramentas de intervenção profissional,
que visam à efetivação de direitos e à construção de processos emancipatórios da
classe trabalhadora. Os objetivos específicos desta pesquisa são: identificar a
dimensão socioeducativa do serviço social no Brasil e analisar a atuação dos
profissionais na área frente às mudanças que já ocorreram na sociedade; refletir
sobre a identidade profissional do assistente social e compreender como o trabalho
socioeducativo contribui para a emancipação humana; além de apresentar uma
proposta de estágio em consonância com o trabalho socioeducativo. Para tanto, o
estudo se fundamentou em pesquisa bibliográfica, apoiando-se em autores como
Abreu (2011), Iamamoto e Carvalho (2011), Iamamoto (2012), Martinelli (2011),
Mioto (2010), Torres (2009), entre outros. Verificou-se que o trabalho
socioeducativo, presente no fazer profissional dos assistentes sociais, está vinculado
a uma ação de fortalecimento de processos emancipatórios e está direcionado aos
usuários enquanto sujeitos de direitos. A partir disso, pode-se concluir não só que a
dimensão socioeducativa, em consonância com o Projeto Ético-Político do serviço
social, contribui para o desenvolvimento da emancipação humana, da autonomia e
da cidadania da classe trabalhadora, como também que a falta de informação
constitui uma barreira no acesso a esses serviços.
Coleções
- TCC Serviço Social [183]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: