dc.contributor.advisor | Janczura, Rosane | |
dc.creator | Fister, Váleri Beatriz Figueira | |
dc.date.accessioned | 2023-03-06T14:41:39Z | |
dc.date.available | 2023-03-06T14:41:39Z | |
dc.date.issued | 2023-01-31 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.citation | FISTER, V. B. F. A dimensão socioeducativa do serviço social: algumas reflexões. 2023. 63 P. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2023. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28073 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Serviço Social, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | This Course Completion Paper aimed to reflect on the socio-educational dimension
of social service and how it contributes to human emancipation and access to rights
of the population. It is important to discuss this theme in order to expand the tools of
professional intervention, which aim at the realization of rights and the construction of
emancipator processes of the working class. The specific research objectives are: to
identify the social-educational dimension of social service in Brazil and to analyze the
professional performance in the face of changes that have occurred in society; to
reflect on the professional identity of the social worker and to understand how social educational work contributes to human emancipation; and to present the internship
proposal in line with the social-educational work. Forthis propose, the study was
based on bibliographic research, supported by authors such as Abreu (2011),
Iamamoto and Carvalho (2011), Iamamoto(2012), Martinelli (2011), Mioto (2010),
Torres (2009), among others. It was found that the socio-educational work is linked to
an action of strengthening emancipator processes and is directed to users as
subjects of rights. From this, we can conclude not only that the socio-educational
dimension, in line with the Ethical-Political Project of social service, contributes to the
development of human emancipation, autonomy and citizenship of the working class,
as well as that the lack of information is a barrier to these access services. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Dimensão Socioeducativa | por |
dc.subject | Serviço Social | por |
dc.subject | Emancipação Humana | por |
dc.subject | Projeto Ético-Político | por |
dc.subject | Socio-educational Dimension | eng |
dc.subject | Social Service | eng |
dc.subject | Human Emancipation | eng |
dc.subject | Ethical-Political Project | eng |
dc.title | A dimensão socioeducativa do serviço social: algumas reflexões | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Serviço Social. | por |
dc.description.resumo | Este Trabalho de Conclusão de Curso objetivou refletir sobre a dimensão
socioeducativa do serviço social e sobre a sua contribuição para a emancipação
humana e para o acesso de direitos à população. É importante discutir essa temática
no interior da categoria, a fim de ampliar as ferramentas de intervenção profissional,
que visam à efetivação de direitos e à construção de processos emancipatórios da
classe trabalhadora. Os objetivos específicos desta pesquisa são: identificar a
dimensão socioeducativa do serviço social no Brasil e analisar a atuação dos
profissionais na área frente às mudanças que já ocorreram na sociedade; refletir
sobre a identidade profissional do assistente social e compreender como o trabalho
socioeducativo contribui para a emancipação humana; além de apresentar uma
proposta de estágio em consonância com o trabalho socioeducativo. Para tanto, o
estudo se fundamentou em pesquisa bibliográfica, apoiando-se em autores como
Abreu (2011), Iamamoto e Carvalho (2011), Iamamoto (2012), Martinelli (2011),
Mioto (2010), Torres (2009), entre outros. Verificou-se que o trabalho
socioeducativo, presente no fazer profissional dos assistentes sociais, está vinculado
a uma ação de fortalecimento de processos emancipatórios e está direcionado aos
usuários enquanto sujeitos de direitos. A partir disso, pode-se concluir não só que a
dimensão socioeducativa, em consonância com o Projeto Ético-Político do serviço
social, contribui para o desenvolvimento da emancipação humana, da autonomia e
da cidadania da classe trabalhadora, como também que a falta de informação
constitui uma barreira no acesso a esses serviços. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |