Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorJanczura, Rosane
dc.creatorFister, Váleri Beatriz Figueira
dc.date.accessioned2023-03-06T14:41:39Z
dc.date.available2023-03-06T14:41:39Z
dc.date.issued2023-01-31
dc.date.submitted2023
dc.identifier.citationFISTER, V. B. F. A dimensão socioeducativa do serviço social: algumas reflexões. 2023. 63 P. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2023.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28073
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Serviço Social, RS, 2023.por
dc.description.abstractThis Course Completion Paper aimed to reflect on the socio-educational dimension of social service and how it contributes to human emancipation and access to rights of the population. It is important to discuss this theme in order to expand the tools of professional intervention, which aim at the realization of rights and the construction of emancipator processes of the working class. The specific research objectives are: to identify the social-educational dimension of social service in Brazil and to analyze the professional performance in the face of changes that have occurred in society; to reflect on the professional identity of the social worker and to understand how social educational work contributes to human emancipation; and to present the internship proposal in line with the social-educational work. Forthis propose, the study was based on bibliographic research, supported by authors such as Abreu (2011), Iamamoto and Carvalho (2011), Iamamoto(2012), Martinelli (2011), Mioto (2010), Torres (2009), among others. It was found that the socio-educational work is linked to an action of strengthening emancipator processes and is directed to users as subjects of rights. From this, we can conclude not only that the socio-educational dimension, in line with the Ethical-Political Project of social service, contributes to the development of human emancipation, autonomy and citizenship of the working class, as well as that the lack of information is a barrier to these access services.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDimensão Socioeducativapor
dc.subjectServiço Socialpor
dc.subjectEmancipação Humanapor
dc.subjectProjeto Ético-Políticopor
dc.subjectSocio-educational Dimensioneng
dc.subjectSocial Serviceeng
dc.subjectHuman Emancipationeng
dc.subjectEthical-Political Projecteng
dc.titleA dimensão socioeducativa do serviço social: algumas reflexõespor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationServiço Social.por
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso objetivou refletir sobre a dimensão socioeducativa do serviço social e sobre a sua contribuição para a emancipação humana e para o acesso de direitos à população. É importante discutir essa temática no interior da categoria, a fim de ampliar as ferramentas de intervenção profissional, que visam à efetivação de direitos e à construção de processos emancipatórios da classe trabalhadora. Os objetivos específicos desta pesquisa são: identificar a dimensão socioeducativa do serviço social no Brasil e analisar a atuação dos profissionais na área frente às mudanças que já ocorreram na sociedade; refletir sobre a identidade profissional do assistente social e compreender como o trabalho socioeducativo contribui para a emancipação humana; além de apresentar uma proposta de estágio em consonância com o trabalho socioeducativo. Para tanto, o estudo se fundamentou em pesquisa bibliográfica, apoiando-se em autores como Abreu (2011), Iamamoto e Carvalho (2011), Iamamoto (2012), Martinelli (2011), Mioto (2010), Torres (2009), entre outros. Verificou-se que o trabalho socioeducativo, presente no fazer profissional dos assistentes sociais, está vinculado a uma ação de fortalecimento de processos emancipatórios e está direcionado aos usuários enquanto sujeitos de direitos. A partir disso, pode-se concluir não só que a dimensão socioeducativa, em consonância com o Projeto Ético-Político do serviço social, contribui para o desenvolvimento da emancipação humana, da autonomia e da cidadania da classe trabalhadora, como também que a falta de informação constitui uma barreira no acesso a esses serviços.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto