Dimensionamento e validação de um sistema de freios aplicado a veículo Off Road do tipo BAJA
Resumo
Anualmente, a SAE (Society of Automobile Engineers) promove competições Baja com o intuito de proporcionar a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, incrementando a reparação dos alunos para o mercado de trabalho. Ao participar do programa Baja SAE, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de um veículo off road, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes. O protótipo fabricado depende de diferentes subsistemas para seu funcionamento, dentre eles o subsistema de freios, responsável por reduzir progressivamente a velocidade do veículo em movimento, fazê-lo parar, ou conservá-lo imóvel se já estiver parado, transmitindo a força aplicada pelo condutor até os freios, gerando o atrito necessário a esta desaceleração. O projeto seguirá a metodologia adaptada por Dal Forno (2021), dividida em 4 (quatro) etapas: projeto preliminar, projeto informacional, projeto conceitual, e projeto detalhado, as quais permitirão o dimensionamento, construção e validação de um subsistema de freios aplicado à protótipos do tipo Baja SAE. Este trabalho surge para desenvolver a gestão do conhecimento no subsistema de freio dentro da equipe Bombaja UFSM, a fim de registrar e compartilhá-lo de forma construtiva, possibilitando a continuidade nas pesquisas e constante aprimoramento do projeto. O dimensionamento de um sistema de forma documentada torna-se uma importante fonte de
referência e consulta para os projetos de extensão que utilizem este tipo de protótipo, possibilitando a constante melhoria e aprimoramento deste.
Coleções
- TCC Engenharia Mecânica [114]