dc.creator | Montenegro, Toni Ferreira | |
dc.date.accessioned | 2023-03-07T11:23:13Z | |
dc.date.available | 2023-03-07T11:23:13Z | |
dc.date.issued | 2022-12-14 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28083 | |
dc.description.abstract | The use of communication technologies - ICTs in the daily life of society has been a reality for
some time with extreme efforts in the process of adaptation of human beings and the constant
transformations in their social changes. The computer and the internet, for example, have a
great impact on the means of production, on the processes of impact on the means of work, on
education, on the media and on many other economic, social and cultural sectors. Through this,
the objective of the study was to investigate, understand and apply the conceptual modeling
project of the Database as a tool to improve textual interpretation in technical high school in the
area of computing. The development of classroom intervention research and the entire
methodological process of this work are guided and grounded in design principles that follow
the characteristics of activities planned in EDR. Both the definition of the problem and the
analysis of the results, the research takes into account the elements for academic production,
regarding the creation of learning based on theoretical bases applied and validated in practice.
A set of three Didactic Activities for the interpretation of Database problems were developed
and executed in a virtual classroom for students in the second and third year of the technical
course in informatics integrated into High School. Such activities obtained significant results
with regard to the context of applicability, design and development of practices in the areas
addressed in the study, however, there are still many gaps to be filled through multidisciplinary
studies that promote the development of teaching in the school niche presented . | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Atividades didáticas | por |
dc.subject | Tecnologias | por |
dc.subject | Comunicação | por |
dc.subject | Didactic activities | eng |
dc.subject | Technologies | eng |
dc.subject | Communication | eng |
dc.title | Uma abordagem metodológica para ensino de banco de dados conceitual com uso de bases da língua portuguesa em cursos técnicos de informática na educação profissional tecnológica | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs no cotidiano da sociedade é uma
realidade presente há algum tempo com extrema relevância no processo adaptativo do ser
humano e nas transformações sociais oriundas de sua constante evolução. O computador e a
internet, por exemplo, exercem grande impacto nos meios de produção, nos processos de
trabalho, na educação, nos meios de comunicação e em muitos outros setores econômicos,
sociais e culturais. Através disso o objetivo do estudo foi investigar, compreender e aplicar o
uso da interpretação textual e de conceitos base das linguagens como ferramenta de apoio ao
processo de aprendizagem de modelagem conceitual de Banco de Dados na área de informática
em cursos de nível médio e técnico. O desenvolvimento das Atividades Didáticas, das ações de
intervenção em sala de aula, e todo o processo metodológico deste trabalho estão norteadas e
alicerçadas em princípios de design que seguem as características adotadas na pesquisa em
EDR. Desde a definição do problema até a análise dos resultados, a pesquisa leva em
consideração alguns elementos fundamentais tanto para a produção acadêmica, quanto paraa
concepção de um aprendizado fundamentado em bases teóricas aplicadas e validadas na prática
educacional. Foram desenvolvidas e executadas em sala de aula virtual um conjunto de 3
Atividades Didáticas de interpretação de problemas de Bancos de Dados em alunos do segundo
e terceiro ano do curso técnico em informática integrado ao Ensino Médio. Tais atividades
obtiveram resultados significativos no que se refere ao contexto de aplicabilidade, de projeto e
de desenvolvimento de práticas nas áreas abordadas no estudo, contudo, ainda existem muitas
lacunas a serem preenchidas através de estudos multidisciplinares que promovam o
desenvolvimento do ensino no nicho escolar apresentado. | por |
dc.contributor.advisor1 | Sauerwein, Ricardo Andreas | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8278664817341548 | por |
dc.contributor.referee1 | Melo, Amanda Meincke | |
dc.contributor.referee2 | Chaves, Taniamara Vizzotto | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9511215211920748 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação em Ciências | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |