Mostrar registro simples

dc.creatorMontenegro, Toni Ferreira
dc.date.accessioned2023-03-07T11:23:13Z
dc.date.available2023-03-07T11:23:13Z
dc.date.issued2022-12-14
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28083
dc.description.abstractThe use of communication technologies - ICTs in the daily life of society has been a reality for some time with extreme efforts in the process of adaptation of human beings and the constant transformations in their social changes. The computer and the internet, for example, have a great impact on the means of production, on the processes of impact on the means of work, on education, on the media and on many other economic, social and cultural sectors. Through this, the objective of the study was to investigate, understand and apply the conceptual modeling project of the Database as a tool to improve textual interpretation in technical high school in the area of computing. The development of classroom intervention research and the entire methodological process of this work are guided and grounded in design principles that follow the characteristics of activities planned in EDR. Both the definition of the problem and the analysis of the results, the research takes into account the elements for academic production, regarding the creation of learning based on theoretical bases applied and validated in practice. A set of three Didactic Activities for the interpretation of Database problems were developed and executed in a virtual classroom for students in the second and third year of the technical course in informatics integrated into High School. Such activities obtained significant results with regard to the context of applicability, design and development of practices in the areas addressed in the study, however, there are still many gaps to be filled through multidisciplinary studies that promote the development of teaching in the school niche presented .eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAtividades didáticaspor
dc.subjectTecnologiaspor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectDidactic activitieseng
dc.subjectTechnologieseng
dc.subjectCommunicationeng
dc.titleUma abordagem metodológica para ensino de banco de dados conceitual com uso de bases da língua portuguesa em cursos técnicos de informática na educação profissional tecnológicapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO uso das Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs no cotidiano da sociedade é uma realidade presente há algum tempo com extrema relevância no processo adaptativo do ser humano e nas transformações sociais oriundas de sua constante evolução. O computador e a internet, por exemplo, exercem grande impacto nos meios de produção, nos processos de trabalho, na educação, nos meios de comunicação e em muitos outros setores econômicos, sociais e culturais. Através disso o objetivo do estudo foi investigar, compreender e aplicar o uso da interpretação textual e de conceitos base das linguagens como ferramenta de apoio ao processo de aprendizagem de modelagem conceitual de Banco de Dados na área de informática em cursos de nível médio e técnico. O desenvolvimento das Atividades Didáticas, das ações de intervenção em sala de aula, e todo o processo metodológico deste trabalho estão norteadas e alicerçadas em princípios de design que seguem as características adotadas na pesquisa em EDR. Desde a definição do problema até a análise dos resultados, a pesquisa leva em consideração alguns elementos fundamentais tanto para a produção acadêmica, quanto paraa concepção de um aprendizado fundamentado em bases teóricas aplicadas e validadas na prática educacional. Foram desenvolvidas e executadas em sala de aula virtual um conjunto de 3 Atividades Didáticas de interpretação de problemas de Bancos de Dados em alunos do segundo e terceiro ano do curso técnico em informática integrado ao Ensino Médio. Tais atividades obtiveram resultados significativos no que se refere ao contexto de aplicabilidade, de projeto e de desenvolvimento de práticas nas áreas abordadas no estudo, contudo, ainda existem muitas lacunas a serem preenchidas através de estudos multidisciplinares que promovam o desenvolvimento do ensino no nicho escolar apresentado.por
dc.contributor.advisor1Sauerwein, Ricardo Andreas
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8278664817341548por
dc.contributor.referee1Melo, Amanda Meincke
dc.contributor.referee2Chaves, Taniamara Vizzotto
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9511215211920748por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducação em Ciênciaspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdepor
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International