Uma abordagem metodológica para ensino de banco de dados conceitual com uso de bases da língua portuguesa em cursos técnicos de informática na educação profissional tecnológica
Visualizar/ Abrir
Data
2022-12-14Primeiro membro da banca
Melo, Amanda Meincke
Segundo membro da banca
Chaves, Taniamara Vizzotto
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs no cotidiano da sociedade é uma
realidade presente há algum tempo com extrema relevância no processo adaptativo do ser
humano e nas transformações sociais oriundas de sua constante evolução. O computador e a
internet, por exemplo, exercem grande impacto nos meios de produção, nos processos de
trabalho, na educação, nos meios de comunicação e em muitos outros setores econômicos,
sociais e culturais. Através disso o objetivo do estudo foi investigar, compreender e aplicar o
uso da interpretação textual e de conceitos base das linguagens como ferramenta de apoio ao
processo de aprendizagem de modelagem conceitual de Banco de Dados na área de informática
em cursos de nível médio e técnico. O desenvolvimento das Atividades Didáticas, das ações de
intervenção em sala de aula, e todo o processo metodológico deste trabalho estão norteadas e
alicerçadas em princípios de design que seguem as características adotadas na pesquisa em
EDR. Desde a definição do problema até a análise dos resultados, a pesquisa leva em
consideração alguns elementos fundamentais tanto para a produção acadêmica, quanto paraa
concepção de um aprendizado fundamentado em bases teóricas aplicadas e validadas na prática
educacional. Foram desenvolvidas e executadas em sala de aula virtual um conjunto de 3
Atividades Didáticas de interpretação de problemas de Bancos de Dados em alunos do segundo
e terceiro ano do curso técnico em informática integrado ao Ensino Médio. Tais atividades
obtiveram resultados significativos no que se refere ao contexto de aplicabilidade, de projeto e
de desenvolvimento de práticas nas áreas abordadas no estudo, contudo, ainda existem muitas
lacunas a serem preenchidas através de estudos multidisciplinares que promovam o
desenvolvimento do ensino no nicho escolar apresentado.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: