A influência de aspectos ambientais no desempenho de habilidades motoras fundamentais em crianças de 6 e 7 anos
Abstract
O objetivo deste estudo foi verificar se os aspectos ambientais vivenciados na infância por
crianças de 1ª série do Ensino Fundamental de três escolas públicas da cidade de Santo Ângelo-RS,
influenciam no desempenho de Habilidades Motoras Fundamentais. Neste estudo teve-se um grupo
de estudos inicial de 60 crianças das quais foram selecionadas as 29 (16 meninas e 13 meninos) que
realizaram três tarefas: arremessar, saltar em distância e equilíbrio dinâmico, e concederam uma
entrevista para conhecimento da vida motora .Os pais responderam a um questionário sobre a vida
motora da criança quando mais nova. Os meninos foram superiores no desempenho das três tarefas
ficando como maioria no grupo dos maiores escores, sendo que os aspectos ambientais resgatados
foram propícios à experiências motoras ativas, com brincadeiras de movimentação ampla. As
meninas foram totalidade no grupo dos menores escores e seus ambientes parecem não serem muito
estimulantes de habilidades básicas de locomoção, estabilidade e até mesmo manipulação.
Interessante é que os meninos decresceram os escores de desempenho do saltar para o arremessar e
deste para o equilíbrio. Pensa-se poder afirmar o grau de importância dos aspectos ambientais no
desempenho motor infantil, principalmente considerando o aspecto cultural quanto a diferença de
gênero que está interiorizada nos próprios pais, e a criança acaba assimilando e convivendo dessa
forma.
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