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dc.creatorHesse, Rafaela
dc.date.accessioned2023-03-14T15:51:34Z
dc.date.available2023-03-14T15:51:34Z
dc.date.issued2022-12-15
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28190
dc.description.abstractThe following Master Thesis main objective was to analyze whether the actions promoted by the PIEC and the BNDES Initiative, as well as the emergency training actions, expanded on an emergency basis during remote and/or hybrid education, promoted the development of the teaching Technological and Pedagogical Fluency of education professionals in the municipality of Cachoeira do Sul/RS. The specific objectives were: a) to discuss the integration of educational technologies in the education/training of basic education teachers, based on the construction of the State of knowledge; b) to analyze the repercussion of the actions promoted by the BNDES Initiative and the emergency training carried out during the pandemic on the development of the Technological and Pedagogical Fluency of teachers and managers of basic education in the municipality of Cachoeira do Sul/RS; c) to manufacture audiovisual material from the recording of testimonials and teaching experiences in progress as a record and memory of technological-pedagogical initiatives in the context of remote education. The research was of a qualitative character, with a Design-Based Research methodological approach; data analysis was carried out based on the construction of three cartographic matrices: the DialogicalProblematizing Matrix, the Thematic-Organizing Matrix and the Thematic-Analytic Matrix. To obtain the data produced, a survey questionnaire and the recording of memories were used. As final considerations, it should be noted that, in the case of Cachoeira do Sul/RS, the Department of Education was concerned with assisting teachers in the challenges encountered for the integration of technologies in pedagogical practices. Electronic equipment was acquired and experiences were shared among teachers, as well as the exchange of experiences among teachers. Despite this, one can see that such actions were not enough for the integration of technologies to become a reality in the network. Likewise, public policies were not sufficient or were not consistent with the different contextual realities of the municipality. The need for public policies, articulated with the context and the needs of schools, as well as the training needs of teachers, is highlighted. Training that contributes to the development of teachers' Technological and Pedagogical Fluency, more solid and critical training that will qualify teaching practices.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFluência tecnológico-pedagógicapor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectCovid-19por
dc.subjectTechnological and pedagogical fluencyeng
dc.subjectPublic policieseng
dc.subjectTeacher’s developmenteng
dc.titleEducação conectada e fluência tecnológico-pedagógica (FTP) na formação continuada de professores da educação básica no município de Cachoeira do Sul/RSpor
dc.title.alternativeConnected education and technological-pedagogical fluency in the continuous training of basic education teachers in the municipality of Cachoeira do Sul/RSeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa de Mestrado teve como objetivo geral analisar se as ações promovidas pelo Programa de Inovação Educação Conectada (PIEC) e pela Iniciativa BNDES Educação Conectada, bem como as ações emergenciais de capacitação, ampliadas emergencialmente durante a educação remota, promoveram o desenvolvimento da FTP docente dos profissionais da educação básica do município de Cachoeira do Sul/RS. Os objetivos específicos foram: (a) problematizar a respeito da integração das tecnologias educacionais na formação/capacitação de professores da educação básica, a partir da construção do Estado do conhecimento; (b) analisar a repercussão das ações promovidas pela Iniciativa BNDES Educação Conectada e as capacitações realizadas emergencialmente ao longo da pandemia, no desenvolvimento da FTP dos professores e gestores da educação básica do município de Cachoeira do Sul/RS; (c) produzir material audiovisual com a gravação de depoimentos e experiências didáticas em andamento como registro e memória das iniciativas tecnológico-pedagógicas no contexto da educação remota. A pesquisa foi de caráter qualitativo e empregou o Design-Based Research como base metodológica; a delimitação, organização e análise dos dados foram realizadas a partir da construção de três matrizes cartográficas: a Matriz Dialógico-Problematizadora, a Matriz Temático-Organizadora e a Matriz Temático-Analítica. Para obtenção dos dados produzidos, foi realizada revisão bibliográfica e de documentos legais relacionados à temática, bem como foi utilizado um questionário survey e a gravação de memórias docentes. Como considerações finais ressalta-se que, no caso de Cachoeira do Sul/RS, houve a preocupação da Secretaria de Educação em auxiliar os docentes nos desafios encontrados para a integração das tecnologias nas práticas pedagógicas. Houve a aquisição de equipamentos eletrônicos, bem como a troca de experiências entre os docentes. Apesar disso, vemos que tais ações não foram suficientes para que a integração das tecnologias se tornasse realidade na rede. Do mesmo modo, as políticas públicas não foram suficientes ou não foram coerentes às diferentes realidades contextuais do município. Assim, destaca-se a necessidade de políticas públicas, articuladas com o contexto e com as necessidades das escolas, bem como com as necessidades de formação dos professores. Formações estas que contribuam no desenvolvimento da FTP dos professores, formações mais sólidas e críticas que venham a qualificar as práticas docentes.por
dc.contributor.advisor1Mallmann, Elena Maria
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4353719005526350por
dc.contributor.referee1Lunardi, Elisiane Machado
dc.contributor.referee2Machado, Juliana Brandão
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8705051073154651por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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