Educação conectada e fluência tecnológico-pedagógica (FTP) na formação continuada de professores da educação básica no município de Cachoeira do Sul/RS
Fecha
2022-12-15Primeiro membro da banca
Lunardi, Elisiane Machado
Segundo membro da banca
Machado, Juliana Brandão
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta pesquisa de Mestrado teve como objetivo geral analisar se as ações promovidas
pelo Programa de Inovação Educação Conectada (PIEC) e pela Iniciativa BNDES
Educação Conectada, bem como as ações emergenciais de capacitação, ampliadas
emergencialmente durante a educação remota, promoveram o desenvolvimento da
FTP docente dos profissionais da educação básica do município de Cachoeira do
Sul/RS. Os objetivos específicos foram: (a) problematizar a respeito da integração das
tecnologias educacionais na formação/capacitação de professores da educação
básica, a partir da construção do Estado do conhecimento; (b) analisar a repercussão
das ações promovidas pela Iniciativa BNDES Educação Conectada e as capacitações
realizadas emergencialmente ao longo da pandemia, no desenvolvimento da FTP dos
professores e gestores da educação básica do município de Cachoeira do Sul/RS; (c)
produzir material audiovisual com a gravação de depoimentos e experiências didáticas
em andamento como registro e memória das iniciativas tecnológico-pedagógicas no
contexto da educação remota. A pesquisa foi de caráter qualitativo e empregou o
Design-Based Research como base metodológica; a delimitação, organização e
análise dos dados foram realizadas a partir da construção de três matrizes
cartográficas: a Matriz Dialógico-Problematizadora, a Matriz Temático-Organizadora
e a Matriz Temático-Analítica. Para obtenção dos dados produzidos, foi realizada
revisão bibliográfica e de documentos legais relacionados à temática, bem como foi
utilizado um questionário survey e a gravação de memórias docentes. Como
considerações finais ressalta-se que, no caso de Cachoeira do Sul/RS, houve a
preocupação da Secretaria de Educação em auxiliar os docentes nos desafios
encontrados para a integração das tecnologias nas práticas pedagógicas. Houve a
aquisição de equipamentos eletrônicos, bem como a troca de experiências entre os
docentes. Apesar disso, vemos que tais ações não foram suficientes para que a
integração das tecnologias se tornasse realidade na rede. Do mesmo modo, as
políticas públicas não foram suficientes ou não foram coerentes às diferentes
realidades contextuais do município. Assim, destaca-se a necessidade de políticas
públicas, articuladas com o contexto e com as necessidades das escolas, bem como
com as necessidades de formação dos professores. Formações estas que contribuam
no desenvolvimento da FTP dos professores, formações mais sólidas e críticas que
venham a qualificar as práticas docentes.
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