O mundo do trabalho em livros didáticos de projeto de vida para o ensino médio
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Data
2022-12-07Primeiro membro da banca
Zambon, Luciana Bagolin
Segundo membro da banca
Oliveira, Valdirene Alves de
Metadata
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Projetar é uma ação humana recorrente que envolve, a partir do presente, antever
possíveis acontecimentos em nossas vidas. Recentemente, o termo Projeto de Vida
surgiu entre as discussões promovidas no processo de criação e implementação da
Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Entendemos que um Projeto de Vida é
um conjunto de metas, desejos e sonhos interligados, uma espécie de caminho
prévio para os sujeitos e o Mundo do Trabalho é um conjunto de relações existentes
entre seres humanos, instituições e a natureza. Adotamos uma concepção
ontológica do trabalho, considerando-o produtor de nossas relações culturais e
sociais. Situamos como objeto deste estudo o Mundo do Trabalho em obras
didáticos de Projetos de Vida e objetivamos caracterizar as formas pelas quais as
obras didáticas de “Projeto de Vida”, recomendadas no âmbito do PNLD 2021,
incorporam discussões sobre ele. O problema de pesquisa, em sua forma
interrogativa, consiste em: quais relações costumam ser estabelecidas entre o
Mundo do Trabalho e as propostas de elaboração de Projetos de Vida de
Estudantes de Ensino Médio em obras didáticas “Projeto de Vida” recomendadas
pelo PNLD 2021? Como forma de operacionalizar as ações de pesquisa,
desdobramos o problema em questões específicas relacionadas às obras didáticas:
1) Quais aspectos específicos sobre o Mundo do Trabalho são apresentados? 2)
Quais tipos de atividades didáticas que envolvem o Mundo do Trabalho são
propostos para auxiliar os estudantes na elaboração de seus Projetos de vida? 3)
Quais as orientações para professores sobre elaboração do Projeto de Vida
circundantes ao Mundo do Trabalho? A natureza da pesquisa é qualitativa pois
centraliza os seguintes processos: a) elaboração do Edital do PNLD 2021; b)
produção dos livros didáticos; e c) análise do conteúdo das obras. Optamos pela
Teoria Fundamentada nos Dados (TFD) como orientação metodológica e nos
baseamos em aportes metodológicos de Tarozzi (2011) e Charmaz (2009). O
tratamento das informações será realizado via codificação, baseado em Charmaz
(2009) e Bardin (2011). Consoante ao nosso interesse pela caracterização das obras
didáticas citadas, em específico de “Projeto de Vida”, elegemos a modalidade
Documento como fonte prioritária. Para analisar esses documentos, construímos um
Roteiro de Análise Textual (RAT) e observamos duas categorias que estabelecem
conexões entre o Projeto de Vida e o Mundo do trabalho: 1) Definir critérios para a
escolha do futuro profissional; 2) Compreender a sociedade em que se vive.
Concluímos que existem três formas pelas quais as obras didáticas incorporam o
assunto Mundo do trabalho: 1) Articulação entre sociedade da informação e
mudanças nas profissões; 2) Identificação de interesses/motivações e sua
articulação com a criação de objetivos vinculados ao Mundo do Trabalho; e 3)
Empreender como um conjunto de atitudes para o Projeto de Vida dos estudantes.
Destacamos a diversidade de perspectivas existentes nos livros analisados, contudo
há um afastamento de temas problemáticos sobre o Mundo do Trabalho, como
superexploração dos trabalhadores e ampliação das dificuldades de obtenção de
trabalho digno. Concluímos ainda a continuidade de um oligopólio empresarial que
recebe somas consideráveis de dinheiro público para elaboração livros e materiais
didáticos.
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