Docência na educação infantil durante a pandemia da Covid-19: investigação-formação em ambiências bioecológicas
Fecha
2022-11-28Primeiro membro da banca
Avinio, Carina de Souza
Segundo membro da banca
Marquezan, Lorena Ines Peterini
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta dissertação insere-se na linha de pesquisa LP2, intitulada: Gestão Pedagógica e
Contextos Educativos, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e
Gestão Educacional, Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão
Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Apresenta como tema
as ambiências bioecológicas sustentáveis no contexto da docência durante a
pandemia da COVID 19, tendo em vista as perspectivas das docentes de uma escola
pública municipal de Santa Maria-RS. Apresenta como problemática de pesquisa: Em
que medida as experiências remotas construíram novos saberes e fazeres durante a
pandemia da COVID - 19, considerando as perspectivas docentes de uma escola
pública municipal de Educação Infantil Campo? Como Objetivo geral da pesquisa:
Compreender como as experiências remotas construíram novos saberes e fazeres
durante a pandemia da COVID 19, considerando as perspectivas docentes de uma
escola pública municipal de Educação Infantil do Campo. A metodologia proposta
caracteriza-se por ser um estudo qualitativo, considerando a metodologia de
Investigação-Formação em Grupo Reflexivo (MACIEL, 2006) e o Modelo PPCT, de
Urie Bronfenbrenner. A base teórica traz os estudos de Urie Bronfenbrenner, com a
Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, Malaguzzi (1999, 2005) e Barbosa
(2009) com o conceito de escola da infância, Maciel e Avinio (2019) com o conceito
de ambiência. A partir dessa dissertação pretende-se refletir e qualificar as práticas
docentes, contribuindo para a melhoria da Educação Infantil.
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