Trilha divertida dos capitéis de Nova Palma (RS): a educação patrimonial na educação infantil
Fecha
2023-01-30Primeiro membro da banca
Soares, Andre Luis Ramos
Segundo membro da banca
Pinheiro, Áurea da Paz
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Os imigrantes italianos, que se estabeleceram na Quarta Colônia de Imigração
Italiana do Rio Grande do Sul, hoje Geoparque Quarta Colônia, herdaram de seus
antepassados práticas religiosas que foram adaptadas às localidades onde
passaram a residir. Neste estudo, destacamos a religiosidade, a partir da construção
dos capitéis, pequenas capelas dedicadas a um santo de devoção, erguidas à
margem das estradas ou em encruzilhadas. Na cidade de Nova Palma/RS, foram
construídos 40 exemplares, pelo interior e região centro, o que denota a importância
da religiosidade nesta comunidade. Diante disso, esta pesquisa intitulada como
“Trilha Divertida dos Capitéis de Nova Palma (RS): A Educação Patrimonial na
Educação Infantil”, vinculada à Área de Concentração e Linha de Pesquisa História e
Patrimônio Cultural do Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural da Universidade
Federal de Santa Maria (UFSM), visa identificar o contexto histórico dos dez capitéis
mais conhecidos pelas crianças do maternal da Escola de Educação Infantil
Aquarela, de Nova Palma, bem como o pertencente à Igreja Matriz Santíssima
Trindade. Desse modo, partimos da história da Igreja Matriz, o reconhecimento da
importância dos capitéis como patrimônio de Nova Palma, para construir um recurso
didático para a educação patrimonial na educação infantil, através do lúdico, um jogo
em forma de trilha e um livreto para colorir. Para tanto, utilizamos como fontes as
fotográficas e os documentos do Centro de Pesquisas Genealógicas de Nova Palma
(CPG), Geoparque Quarta Colônia. O jogo da trilha representa o percurso realizado
pelos devotos aos capitéis de Nova Palma, uma tradição local, cujo percurso parte
da Igreja Matriz Santíssima Trindade em direção a dez, dos 40 capitéis. Essa
escolha está relacionada à participação das crianças e de suas famílias, onde se
destacam os capitéis mais conhecidos por elas, justificando, assim, a proposta
metodológica adotada nesse trabalho que é a pesquisa-ação, onde os sujeitos
envolvidos participam de maneira colaborativa. Diante disso, acreditamos que o
jogo, aqui proposto, irá despertar nas crianças a curiosidade em conhecer o
significado dos capitéis, bem como valorizar a preservação desses bens patrimoniais
que identificam a religiosidade dos imigrantes e seus descendentes. Assim, a
educação patrimonial como um recurso educativo contribuirá para as crianças
tornarem-se protagonistas da sua própria história, bem como do grupo social o qual
fazem parte, melhorando sua autoestima e usufruindo de modo consciente dos bens
culturais que seus antepassados deixaram, tornando-se cidadãos responsáveis pela
preservação e valorização dos capitéis de Nova Palma.
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