Ateliê de Textos: atividades de leitura e produção de observação comentada
Visualizar/ Abrir
Data
2022Autor
Fuzer, Cristiane
Gerhard, Carla Carine
Cocco, Cíntia Soares
Barros, Guilherme Barbat
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O caderno didático “Ateliê de Textos: atividades de leitura e produção de observação comentada” é o terceiro volume de uma série resultante de pesquisas, experiências pedagógicas e reflexões realizadas no âmbito do Programa de Extensão Ateliê de Textos, da Universidade Federal de Santa Maria. Este material foi inteiramente pensado, planejado, elaborado, dinamizado, avaliado e revisado a partir de reflexões sobre o funcionamento da linguagem em textos autênticos, tendo como ponto de partida princípios teórico-metodológicos da Linguística Sistêmico-Funcional que embasam a Pedagogia com base em Gêneros de Texto. As atividades propostas neste caderno didático são resultantes do trabalho colaborativo de integrantes da equipe do Ateliê de Textos, composta por professores em formação inicial, professoras atuantes na Educação Básica, pesquisadoras e professora formadora. Visando ao desenvolvimento de habilidades de leitura e produção de textos, as atividades focalizam a análise de padrões da linguagem usada em textos que compartilham o propósito sociocomunicativo do gênero observação comentada.
Coleções
- Livros [131]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: