Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCorazza, Sara Teresinha
dc.creatorManhago, Daniela
dc.date.accessioned2023-03-31T13:12:20Z
dc.date.available2023-03-31T13:12:20Z
dc.date.issued2005-12-12
dc.date.submitted2005
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28502
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Pesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humano, RS, 2005.por
dc.description.abstractWithin Physical Education and Motor Learning, tests are considered important tools for appraising efficiency in the learning-teaching process and an important element to verify the improvement of motor performance concerning any motor skills. The aims of this study were the building, validation and application of a test to measure performance results out of the butterfly swim. To build it, the theoretical references by Machado (1978), Counsilman (1984), Palmer (1990), Maglischo (1999) and Colwin (2000) were used. The swimming technique was split in five sections, body movement, legs movement, arms movement, respiration and synchronization. Afterwards, the tool was sent to referees for validation. Following their suggestions, the test was then reformulated. The test was applied to 41 students from three Swimming Schools in Santa Maria - RS, who had already started learning this swim style. To, according to Pellegrini (2000), assort them across learning levels, Multivariate Analysis techniques were applied through SPSS Statistical Package, version 11.0. The results showed that 41% of the students ranked on the 3rd level (expert); 34%, on the 2nd level (intermediary); and 24%, on the 1st level (unskilled). The building and validation of this tool might be useful within pedagogic situations, provided it helps swimming teachers with the classification and evaluation of their students’ technical evolution, as well as with the scientific surveys inquiring elements of the butterfly swim technique.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectNado borboletapor
dc.subjectDesempenho motorpor
dc.subjectTestepor
dc.subjectButterfly swimeng
dc.subjectMotor performanceeng
dc.subjectTesteng
dc.titleConstrução e aplicação de um teste para medir o resultado do desempenho motor no nado borboletapor
dc.title.alternativeBuilding and application of a test to measure motor performance result in butterfly swimeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationPesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humanopor
dc.description.resumoOs testes em Educação Física e em Aprendizagem Motora são considerados importantes instrumentos para a verificação da eficiência do processo ensino-aprendizagem e um elemento relevante na verificação da melhora do desempenho motor em determinadas habilidades motoras. Os objetivos desse estudo foram a criação, validação e aplicação de um teste para medir o resultado de desempenho do nado borboleta. Para sua criação, utilizou-se os referenciais teóricos de Machado (1978), Counsilman (1984), Palmer (1990), Maglischo (1999) e Colwin (2000). A técnica do nado foi dividida em cinco itens, movimentação de corpo, movimento de pernas, movimento de braços, respiração e sincronização. Após, o instrumento foi encaminhado para validação, para profissionais da área, os quais fizeram algumas sugestões e esse foi reformulado. O mesmo foi aplicado em 41 alunos de três Escolas de Natação de Santa Maria-RS, que já haviam iniciado o aprendizado do nado. Para classificar em estágios de aprendizagem, conforme, Pellegrini, 2000, utilizou-se a Análise Multivariada do pacote estatístico SPSS, versão 11.0. Os resultados apontaram que 41% dos alunos classificados no terceiro estágio (avançado), 34% classificados no segundo estágio (intermediário) e 24 % dos classificados no primeiro estágio (inexperiente). A criação e validação desse instrumento poderá ser útil em situações pedagógicas, pois auxiliará professores de natação na classificação e acompanhamento da evolução da técnica de seus alunos, bem como nas investigações científicas que exploram elementos da técnica do nado borboleta.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto