dc.contributor.advisor | Corazza, Sara Teresinha | |
dc.creator | Manhago, Daniela | |
dc.date.accessioned | 2023-03-31T13:12:20Z | |
dc.date.available | 2023-03-31T13:12:20Z | |
dc.date.issued | 2005-12-12 | |
dc.date.submitted | 2005 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28502 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Pesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humano, RS, 2005. | por |
dc.description.abstract | Within Physical Education and Motor Learning, tests are considered important tools for
appraising efficiency in the learning-teaching process and an important element to verify the
improvement of motor performance concerning any motor skills. The aims of this study were
the building, validation and application of a test to measure performance results out of the
butterfly swim. To build it, the theoretical references by Machado (1978), Counsilman (1984),
Palmer (1990), Maglischo (1999) and Colwin (2000) were used. The swimming technique
was split in five sections, body movement, legs movement, arms movement, respiration and
synchronization. Afterwards, the tool was sent to referees for validation. Following their
suggestions, the test was then reformulated. The test was applied to 41 students from three
Swimming Schools in Santa Maria - RS, who had already started learning this swim style. To,
according to Pellegrini (2000), assort them across learning levels, Multivariate Analysis
techniques were applied through SPSS Statistical Package, version 11.0. The results showed
that 41% of the students ranked on the 3rd level (expert); 34%, on the 2nd level (intermediary);
and 24%, on the 1st level (unskilled). The building and validation of this tool might be useful
within pedagogic situations, provided it helps swimming teachers with the classification and
evaluation of their students’ technical evolution, as well as with the scientific surveys
inquiring elements of the butterfly swim technique. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Nado borboleta | por |
dc.subject | Desempenho motor | por |
dc.subject | Teste | por |
dc.subject | Butterfly swim | eng |
dc.subject | Motor performance | eng |
dc.subject | Test | eng |
dc.title | Construção e aplicação de um teste para medir o resultado do desempenho motor no nado borboleta | por |
dc.title.alternative | Building and application of a test to measure motor performance result in butterfly swim | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Pesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humano | por |
dc.description.resumo | Os testes em Educação Física e em Aprendizagem Motora são considerados importantes
instrumentos para a verificação da eficiência do processo ensino-aprendizagem e um elemento
relevante na verificação da melhora do desempenho motor em determinadas habilidades
motoras. Os objetivos desse estudo foram a criação, validação e aplicação de um teste para
medir o resultado de desempenho do nado borboleta. Para sua criação, utilizou-se os
referenciais teóricos de Machado (1978), Counsilman (1984), Palmer (1990), Maglischo
(1999) e Colwin (2000). A técnica do nado foi dividida em cinco itens, movimentação de
corpo, movimento de pernas, movimento de braços, respiração e sincronização. Após, o
instrumento foi encaminhado para validação, para profissionais da área, os quais fizeram
algumas sugestões e esse foi reformulado. O mesmo foi aplicado em 41 alunos de três Escolas
de Natação de Santa Maria-RS, que já haviam iniciado o aprendizado do nado. Para
classificar em estágios de aprendizagem, conforme, Pellegrini, 2000, utilizou-se a Análise
Multivariada do pacote estatístico SPSS, versão 11.0. Os resultados apontaram que 41% dos
alunos classificados no terceiro estágio (avançado), 34% classificados no segundo estágio
(intermediário) e 24 % dos classificados no primeiro estágio (inexperiente). A criação e
validação desse instrumento poderá ser útil em situações pedagógicas, pois auxiliará
professores de natação na classificação e acompanhamento da evolução da técnica de seus
alunos, bem como nas investigações científicas que exploram elementos da técnica do nado
borboleta. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |