Construção e aplicação de um teste para medir o resultado do desempenho motor no nado borboleta
Resumen
Os testes em Educação Física e em Aprendizagem Motora são considerados importantes
instrumentos para a verificação da eficiência do processo ensino-aprendizagem e um elemento
relevante na verificação da melhora do desempenho motor em determinadas habilidades
motoras. Os objetivos desse estudo foram a criação, validação e aplicação de um teste para
medir o resultado de desempenho do nado borboleta. Para sua criação, utilizou-se os
referenciais teóricos de Machado (1978), Counsilman (1984), Palmer (1990), Maglischo
(1999) e Colwin (2000). A técnica do nado foi dividida em cinco itens, movimentação de
corpo, movimento de pernas, movimento de braços, respiração e sincronização. Após, o
instrumento foi encaminhado para validação, para profissionais da área, os quais fizeram
algumas sugestões e esse foi reformulado. O mesmo foi aplicado em 41 alunos de três Escolas
de Natação de Santa Maria-RS, que já haviam iniciado o aprendizado do nado. Para
classificar em estágios de aprendizagem, conforme, Pellegrini, 2000, utilizou-se a Análise
Multivariada do pacote estatístico SPSS, versão 11.0. Os resultados apontaram que 41% dos
alunos classificados no terceiro estágio (avançado), 34% classificados no segundo estágio
(intermediário) e 24 % dos classificados no primeiro estágio (inexperiente). A criação e
validação desse instrumento poderá ser útil em situações pedagógicas, pois auxiliará
professores de natação na classificação e acompanhamento da evolução da técnica de seus
alunos, bem como nas investigações científicas que exploram elementos da técnica do nado
borboleta.
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