Comprometimento político do professor de Geografia como membro da gestão escolar
Resumen
Este trabalho monográfico apresenta o posicionamento político das duas
professoras de Geografia da única escola estadual de Ensino Médio do município de
Restinga Seca/RS. Utilizando o conceito de espaço dos possíveis de Pierre
Bourdieu, analiso as possibilidades oferecidas pela história de vida, pelas políticas
públicas para o Ensino Médio e pela organização escolar, para que exista uma
gestão participativa. Neste estudo de caso, utilizo-me de entrevistas com as
professoras, dos documentos oficiais da escola e da legislação. O cotejamento
destes dados possibilitou fazer vários questionamentos da situação do Ensino Médio
sobre a proposta de gestão participativa e a formação continuada de professores. A
conclusão aponta que o comprometimento político das professoras de Geografia se
dá no âmbito da não neutralidade, elas possuem consciência do que fazem e do que
deixam de fazer, estão em constante busca de aperfeiçoamento, proporcionado pela
própria escola através dos cursos de formação continuada, também se preocupam
com o futuro dos alunos uma vez que os consideram o principal objetivo da
educação.
Colecciones
- Gestão Educacional [294]
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