Turismo, museus e pandemia: a produção de conteúdo digital no contexto dos museus do Rio Grande do Sul
Abstract
A pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2) impactou profundamente toda a
sociedade, impondo grandes desafios a serem superados. Particularmente o turismo
foi um dos setores econômicos mais impactados, principalmente pelas suas
características inerentes. Nesse cenário bastante complexo, as instituições
museológicas foram particularmente afetadas pelas medidas de restrição à circulação
e tiveram que buscar estratégias para enfrentar essa realidade. Neste contexto, a
construção da pesquisa teve como foco principal, identificar e analisar as instituições
museológicas vinculadas ao Sistema Estadual de Museus do Rio Grande do Sul
(SEM/RS) que produzem conteúdo digital. A pesquisa desenvolvida, de caráter
exploratório e descritivo, foi constituída de duas fases, tendo a primeira como base os
dados do SEM/RS e a segunda envolvendo as instituições que produzem conteúdo
digital, considerando websites e/ou mídias sociais. A pesquisa apresenta indícios de
correlações positivas entre a pandemia do novo coronavírus e o aumento da inserção
de instituições museológicas nas mídias digitais. Nesse contexto, é necessário pensar
as ferramentas digitais em benefício das instituições, possibilitando o acesso ao
patrimônio de uma forma mais ampla.
Collections
The following license files are associated with this item: