Idosos em aulas de Educação Física do ensino médio como fator motivador para um estilo de vida ativo – um estudo de caso
Resumo
O presente estudo foi elaborado no decorrer do ano de 2004, junto ao Núcleo
Integrado de Estudos e Apoio à Terceira Idade e com a colaboração do Colégio
Estadual Coronel Pilar, onde foram desenvolvidas as aulas de educação física que
tiveram como diferencial a participação de idosos junto aos alunos do ensino médio,
numa interação entre gerações. Este estudo procura descrever aspectos das relações
entre as diferentes gerações envolvidas, em convívio dentro do espaço escolar, em
aulas de educação física, nas quais foram realizados treinamentos de luta e defesa
pessoal. O estudo foi dirigido aos alunos do ensino médio, devido ao maior nível
maturacional destes. Como objeto principal, este trabalho foi proposto para investigar
a influência da motivação, para um estilo de vida ativo, em alunos do ensino médio,
pela participação de idosos em aulas de Educação Física escolar. Os instrumentos
utilizados foram observações e questionários. O estudo revelou preocupação com a
continuidade da realização de exercícios físicos, o aspecto profilático dos exercícios
físicos, a consciência da necessidade de exercícios físicos fora do ambiente escolar e
na vida adulta, a disparidade entre o ser ativo e o inativo, a importância dos exercícios
para a autonomia do indivíduo e a importância do professor enquanto dirigente e
promotor dessa atividade. Os objetivos do estudo foram alcançados e o ambiente
escolar mostrou-se favorável à interação entre diferentes gerações, proporcionando
aprendizados dos alunos, amizade e aceite mútuo entre os envolvidos, gerando ainda
o desejo de transmitir as idéias positivas percebidas pelos alunos.
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