A importância da afetividade no processo ensino-aprendizagem de alunos com déficit cognitivo
Resumen
Este artigo possui como foco principal o problema referente a afetividade no
desenvolvimento da criança com déficit cognitivo, tendo como finalidade
compreender as diversas formas de comportamento dos alunos no processo da
aprendizagem e ações que o professor e a família deve possuir para tratar com
habilidade as diferenças no contexto de cada indivíduo. A palavra afeto significa
amor, amizade, paixão, simpatia, sentimento. O objetivo deste trabalho foi
demonstrar a importância da relação afetiva da criança tanto na família ou com o
professor e no ambiente escolar. Para a realização do trabalho foram feitos
levantamentos bibliográficos de artigos e livros na área da educação. De acordo com
a pesquisa levantada o trabalho pedagógico que se preocupa com o aluno por
inteiro contribuirá para que este se sinta seguro e capaz de enfrentar as dificuldades
e frustrações com confiança em si mesmo. As crianças necessitam desenvolver
autoconfiança e precisam aprender a confiar nos outros principalmente no professor.
Aprender a adaptarem-se as situações novas, a compartilhar suas idéias mantendo
sua individualidade. Dessa forma, desenvolverão um sentimento de poder pessoal e
de competência para enfrentar as atrocidades da vida moderna. Portanto, é
fundamental cuidarmos dos aspectos afetivos no processo ensino aprendizagem.
Precisamos compreender que a criança com dificuldades na aprendizagem é
diferente cognitiva e afetivamente. É respeitando o seu ritmo e suas potencialidades,
que investiremos no processo de inclusão na educação. Nem todas as crianças
aprendem ao mesmo tempo. Quando forçamos essa situação, podemos acabar
dificultando aquisições do pleno desenvolvimento cognitivo e afetivo.
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