Avaliação na educação física escolar: análise da produção científica da área
Abstract
Objetiva-se analisar como a temática da avaliação em Educação Física escolar é
abordada na produção científica, propondo-se a verificar as concepções de avaliação,
finalidades, indicativos de uma avaliação considerada adequada e
exemplos/proposições de instrumentos para a avaliação em Educação Física escolar.
Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de tipo Estado do Conhecimento
(ROMANOWSKI; ENS, 2006), que visou sistematizar a produção em periódicos
científicos, de estratos A2 a B3, conforme classificação de periódicos, quadriênio 2013
e 2016, da Capes. Essa busca foi complementada nos indexadores SciELO, DOAJ e
Educ@, resultando em 54 artigos para análise (BARDIN, 2016). Evidenciou-se como
resultados, de maior expressividade, que as concepções se referem à formação
humana; as finalidades, ao processo de ensino-aprendizagem; os modelos “ideais”
vinculados aos objetivos do Projeto Político Pedagógico e do componente curricular,
bem como de valorização das especificidades dessa disciplina, contrapondo-se ao
formato corriqueiro de avaliação minimalista e excludente; os exemplos figuram em
ampla maioria com viés qualitativo. Conclui-se que a produção sobre a avaliação
possui lacunas, principalmente, pelo fato de grande parte das publicações não
conterem elementos para depreender concepções e finalidades da avaliação.
Collections
- Educação Física Escolar [200]
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