O potencial das histórias em quadrinhos no desenvolvimento da leitura e da escrita: um estudo a partir de uma turma de 5° ano do ensino fundamental
Abstract
Neste artigo, apresenta-se uma pesquisa referente ao gênero textual histórias em quadrinhos (HQ) como recurso escolar, a qual se investigou, através de uma abordagem metodológica qualitativa, como estas podem potencializar o desenvolvimento da leitura e escrita, bem como tornar a leitura um hábito entre os alunos. Desse modo, foram desenvolvidas atividades mediadas pelas HQ com uma turma do 5º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Imperatriz Leopoldina de Porto Alegre - RS, uma vez que eles demonstraram um grande interesse nesse tipo de gênero. Assim, foram realizadas atividades de pesquisa na Internet e produções textuais relacionadas ao surgimento das HQ e, por fim, a construção de HQ mediadas pelo computador. Cabe destacar que em tais atividades foram trabalhadas interdisciplinarmente as temáticas como prevenção ao bulliyng, drogas, valores e datas comemorativas. Ao longo deste trabalho, as aulas se tornaram mais atraentes com o auxílio das tecnologias. Após a aplicação das tarefas, também observou-se uma grande satisfação por parte dos alunos, os mesmos produziram excelentes trabalhos. Além disso, foi possível perceber um avanço na aprendizagem de cada indivíduo devido à integração das HQ nas atividades escolares. Portanto, notou-se que as HQ de fato potencializaram o desenvolvimento das habilidades da leitura e escrita, desenvolvendo, nos alunos, a competência da criação coletiva de HQ mediadas pelo computador.
Collections
- Mídias na Educação - EaD [640]