Fenomenologia e a(s) geografia(s) da educação à distância: experiências do espaço universitário por acadêmicas/os em formação EaD
View/ Open
Date
2023-03-14Primeiro membro da banca
Nogueira, Amélia Regina Batista
Segundo membro da banca
Batista, Natália Lampert
Metadata
Show full item recordAbstract
A presente pesquisa versa sobre o que chamamos de “espaço universitário”, isto é,
um espaço conformado por meio das experiências, percepções e representações
em instituições de ensino superior. Tal “espaço universitário” é plasmado não só
pelo processo formativo, como as atividades de ensino, pesquisa e extensão, mas
também pelas moradias estudantis em universidades públicas ou mesmo as
diversas sociabilidades que perpassam esse momento da existência desses
sujeitos. O direcionamento da presente pesquisa diz respeito ao espaço universitário
para aquelas/es estudantes da educação a distância (EAD), um espaço universitário
que tem como mediação específica o ciberespaço, acontecendo por meio de
plataformas e ambientes virtuais de aprendizagem, bem como outras formas de
ciberespaço, como as redes sociais. Para isso, utiliza-se a fenomenologia para
discutir as questões acerca da experiência, da percepção e da representação com o
objetivo de entender como os sujeitos, ao experienciarem o mundo, representam-no,
conferindo a ele determinadas explicações que passam a dar sentido para essas
experiências. Tal discussão foi realizada com base em autores como Merleau-Ponty
(2018), Serpa (2019) e Gil Filho (2005), entre outros que permitem traçar a
imbricação entre as experiências, percepções e representações que se constituem
no cotidiano. Sendo assim, para operacionalizar a pesquisa, empregou-se as
chamadas “narrativas geográficas”, uma estratégia de pesquisa própria deste estudo
que permite apresentar o encontro do pesquisador com as/os participantes que
constituem o fenômeno estudado. Ou seja, essa estratégia possibilita averiguar não
apenas o que relatam as/os estudantes da modalidade que se disponibilizaram a
participar da pesquisa mas também esse encontro do pesquisador com elas/es. A
partir disso, o processo de redução fenomenológica desenvolveu-se em duas etapas
que levaram a entender as experiências constituintes do “espaço universitário” da
EAD. Este, por sua vez, é plasmado pelas percepções das/os estudantes ao
conectarem as plataformas e outras formas de comunicação com seus cursos das
mais diversas maneiras e conforma-se a partir de representações que giram em
torno da discussão da qualidade da EAD em diferentes aspectos.
Collections
The following license files are associated with this item: