Práticas educativas no ciclo gravídico-puerperal - uma perspectiva interdisciplinar e de atenção integral
Abstract
Relato de experiência, com o objetivo de promover ações educativas em Sala de Espera, em duas Estratégias Saúde da Família (ESF) do município de Santa Maria - RS, com foco interdisciplinar e na perspectiva da atenção integral. Síntese dos dados: Foram realizadas ações educativas em Sala de Espera com gestantes e familiares, no espaço de tempo que antecedia a consulta de pré-natal, nas ESF Roberto Binato e Maringá. Aconteceram 13 encontros na ESF Binato e 15 encontros na ESF Maringá, no período de setembro de 2011 a janeiro de 2012. Na ESF Roberto Binato, conduziram a Sala de Espera uma enfermeira e uma assistente social, e na ESF Maringá, uma fisioterapeuta e uma nutricionista. Conclusões: O objetivo proposto foi alcançado, pois, ao desencadear ações educativas em Sala de Espera, foi possível realizar atividades que fogem à rotina diária de atendimento dispensado às gestantes das ESF - com ênfase nos aspectos biológicos da gestação-, além de aproximar usuários, profissionais e residentes multiprofissionais, romper barreiras que distanciam esses dois sujeitos. Permitiu considerar as especificidades das demandas apresentadas pelas gestantes e estabelecer um espaço de reflexão acerca do direito da gestante e de seu nascituro.