Processamento auditivo x consciência fonológica: estudo em pacientes com dificuldade de aprendizagem
Resumo
Este trabalho teve como objetivo, estudar o processamento auditivo x
consciência fonológica de pacientes com queixa de dificuldade de aprendizagem,
atendidos no Serviço de Atendimento Fonoaudiológico (SAF) da UFSM. A
amostra foi composta por 8 pacientes com queixa de dificuldade de aprendizagem
com idades entre 8 e 15 anos. Todos os pacientes foram submetidos à anamnese,
exame otorrinolaringológico, avaliação audiológica básica, Limiar de
Reconhecimento da Fala (LRF), Índice Percentual de Reconhecimento de Fala
Filtrada (IPRF), Medidas de Imitância Acústica (MIA),teste Dicótico de
Dissílabos (SSW), teste de Fala com Ruído, Teste de Padrões de Freqüência
(TPF) e aplicadas as tarefas de exclusão fonêmica, detecção de fonemas, síntese
fonêmica, segmentação fonêmica e reversão fonêmica do Protocolo de Tarefas de
Consciência Fonológica . Os resultados mostraram que todos os sujeitos
apresentaram algum resultado alterado, tanto na avaliação do processamento
auditivo quanto na avaliação da consciência fonológica. Concluindo assim, que
pacientes com queixa de dificuldade de aprendizagem, atendidos no Serviço de
Atendimento Fonoaudiológico (SAF) da UFSM, apresentam alterações no
processamento auditivo e na consciência fonológica concomitantemente.
Coleções
- Fonoaudiologia [46]
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