Jogos virtuais: estratégias de ensino da geografia
Resumen
O ensino que se apropria de meios lúdicos favorece a criação de ambientes
gratificantes e atraentes, estimulando o desenvolvimento integral do educando. A
palavra jogo em sua essência não apresenta um significado específico, nem
destaque especial, porém em toda a história da humanidade sempre se entendeu
por jogo um momento de lazer, de alegria, de representação, de satisfação. O jogo
é necessário ao nosso processo de desenvolvimento, tem uma função vital para o
indivíduo, principalmente como forma de assimilação da realidade, além de ser
culturalmente útil para a sociedade como expressão de ideais comunitários. Os
jogos virtuais apresentam-se como uma das várias alternativas pedagógicas que
podem ser oferecidas ao educando, contemplando o verdadeiro sentido de sua
utilização como favorável ao processo ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva
fez-se um estudo para verificar com que frequência os alunos e professores
utilizam recursos tecnológicos em sala de aula, escolhendo a disciplina de
Geografia em uma turma de 6ª série da E.E.E.F. Coronel Urbano das Chagas de
Dom Pedrito. Através de questionários, aplicados aos alunos e à professora, foi
possível constatar a não utilização das novas tecnologias no processo ensinoaprendizagem,
bem como a pouca utilização da sala digital. Pensando em
diversificar a metodologia de trabalho foram sugeridos jogos virtuais, que se
adaptassem aos assuntos trabalhados na disciplina, de maneira a motivar a
interação e a participação dos alunos na aquisição de novos conhecimentos.
Colecciones
- Mídias na Educação - EaD [640]