Inclusão Escolar de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais numa Unidade Pública Municipal e a Inserção do Terapeuta Ocupacional
Resumo
Introdução: A inclusão é um processo que tem se dado de forma lenta rumo ao que se espera
alcançar, porém ainda não está finalizado, ele contínua arrastando-se para o alcance pleno dos
direitos das pessoas com deficiências, como o direito à educação de qualidade. O Terapeuta
Ocupacional no Contexto Escolar visa, dentre suas funções, avaliar e intervir no desempenho
ocupacional do estudante a fim de promover a plena participação nas atividades escolares com
autonomia e independência. Objetivo: Refletir sobre a inclusão escolar de crianças e
adolescentes com necessidades educacionais especiais numa unidade pública municipal,
apontando importância da inserção do terapeuta ocupacional neste contexto. Método: Estudo
exploratório, qualitativo, por meio de pesquisa de campo, utilizando como técnica de coleta
um questionário semiestruturado, aplicado com professores do 1o ao 9o ano do ensino
fundamental que possuam alunos com deficiência. Resultados: O campo de pesquisa
possibilitou entender como ocorre o processo de inclusão escolar, por meio da análise dos
dados subjetivos dos professores acerca de suas perspectivas à inclusão escolar, as
capacitações necessárias para atuação inclusiva e seu conhecimento em relação à Terapia
Ocupacional no contexto da escola. Conclusão: Observou-se que o processo ainda está muito
aquém do necessário para que ocorra a inclusão escolar efetiva, devendo levar em
consideração as possibilidades de acesso, seja acessibilidade arquitetônica, comunicacional,
metodológica, instrumental, programática, ou a acessibilidade atitudinal, bem como à
formação continuada dos professores, a disponibilização de profissionais especializados,
como Terapeutas Ocupacionais e a responsabilidade de cada qual para que a inclusão
aconteça.