Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Tânia Fernandes
dc.creatorSilveira, Carline Gomes
dc.date.accessioned2023-04-19T14:53:21Z
dc.date.available2023-04-19T14:53:21Z
dc.date.issued2021-09-24
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28759
dc.description.abstractIntroduction: Inclusion is a process that has taken place slowly towards what is expected to be achieved, but it is not yet finalized, it continues dragging itself to the full attainment of the rights of people with disabilities, such as the right to quality education. The Occupational Therapist in the School Context aims, among its functions, to evaluate and intervene in the student’s occupational performance in order to promote full participation in school activities with autonomy and independence. Objective: To reflect on the school inclusion of children and adolescents with special educational needs in a municipal public unit, pointing out the importance of inserting the occupational therapist in this context. Method: Exploratory, qualitative study, through field research, using as a collection technique a semi-structured questionnaire, applied with teachers from the 1st to the 9th grade of elementary school who have students with disabilities. Results: The field of research made it possible to understand how the process of school inclusion occurs, through the analysis of teachers' subjective data about their perspectives to school inclusion, the skills needed for inclusive action and their knowledge in relation to Occupational Therapy in the school context. Conclusion: It was observed that the process is still far below what is necessary for effective school inclusion, taking into account the possibilities of access, be it architectural, communicational, methodological, instrumental, programmatic, or attitudinal accessibility, as well as the continuing training of teachers, the availability of specialized professionals, such as Occupational Therapists and the responsibility of each to make inclusion happen.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPessoas com deficiênciapor
dc.subjectTerapia Ocupacionalpor
dc.subjectInclusão Escolarpor
dc.subjectDisabled Personseng
dc.subjectOccupational Therapyeng
dc.subjectEducational Inclusioneng
dc.titleInclusão Escolar de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais numa Unidade Pública Municipal e a Inserção do Terapeuta Ocupacionalpor
dc.title.alternativeSchool Inclusion Of Persons With Special Educational Needs In A Municipal Public Unit And The Inclusion Of The Occupational Therapisteng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria,RS, Brasilpor
dc.degree.graduationTerapia Ocupacionalpor
dc.description.resumoIntrodução: A inclusão é um processo que tem se dado de forma lenta rumo ao que se espera alcançar, porém ainda não está finalizado, ele contínua arrastando-se para o alcance pleno dos direitos das pessoas com deficiências, como o direito à educação de qualidade. O Terapeuta Ocupacional no Contexto Escolar visa, dentre suas funções, avaliar e intervir no desempenho ocupacional do estudante a fim de promover a plena participação nas atividades escolares com autonomia e independência. Objetivo: Refletir sobre a inclusão escolar de crianças e adolescentes com necessidades educacionais especiais numa unidade pública municipal, apontando importância da inserção do terapeuta ocupacional neste contexto. Método: Estudo exploratório, qualitativo, por meio de pesquisa de campo, utilizando como técnica de coleta um questionário semiestruturado, aplicado com professores do 1o ao 9o ano do ensino fundamental que possuam alunos com deficiência. Resultados: O campo de pesquisa possibilitou entender como ocorre o processo de inclusão escolar, por meio da análise dos dados subjetivos dos professores acerca de suas perspectivas à inclusão escolar, as capacitações necessárias para atuação inclusiva e seu conhecimento em relação à Terapia Ocupacional no contexto da escola. Conclusão: Observou-se que o processo ainda está muito aquém do necessário para que ocorra a inclusão escolar efetiva, devendo levar em consideração as possibilidades de acesso, seja acessibilidade arquitetônica, comunicacional, metodológica, instrumental, programática, ou a acessibilidade atitudinal, bem como à formação continuada dos professores, a disponibilização de profissionais especializados, como Terapeutas Ocupacionais e a responsabilidade de cada qual para que a inclusão aconteça.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples