O território e suas articulações com o processo de (re)construção do projeto político-pedagógico do Instituto Federal Farroupilha
Fecha
2022-12-16Primeiro coorientador
De David, Cesar
Primeiro membro da banca
Costa, Benhur Pinós da
Segundo membro da banca
Cancelier, Janete Webler
Terceiro membro da banca
Batista, Natália Lampert
Quarto membro da banca
Marcelino, Valéria de Souza
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O território pode ser considerado o conceito fundamental da ciência geográfica
contemporânea para a análise social, sua epistemologia teórico-metodológica é a
base para o projeto de implementação dos Institutos Federais no Brasil. Visando
uma nova institucionalidade para a Rede Federal de Educação, os projetos
pedagógicos institucionais devem refletir estes princípios. Com o objetivo de
compreender o processo de (re)construção do Projeto Político-Pedagógico (PPP) do
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) e suas
articulações ao território de atuação da Instituição, fez-se o uso do método dialético
para conduzir a análise. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter
exploratório e bibliográfico, pautada em consultas a documentos diversos,
verificados analiticamente pelos instrumentos fornecidos pelo método dialético e,
ainda pela análise do discurso. A pesquisa demonstrou que há o uso superficial do
conceito de território e, como resultado, tem-se as incipientes práticas de
articulações do território com o projeto pedagógico do IFFar, que confunde o
trabalho de construção da identidade institucional dos IFs e, além disso, as escolhas
filosóficas, ontológicas e políticas do conceito de território destoam da essência
destas instituições. Apesar disso, há movimentos em alguns Campi que ampliaram o
trabalho de diálogo no processo de planejamento, envolvendo efetivamente distintos
agentes territoriais existentes nas diferentes unidades de ensino do IFFar. Assim,
mesmo que os sujeitos territoriais não tenham clareza do significado do conceito de
território, será possível identificá-lo na apropriação e utilização das manifestações da
sua existência.
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