dc.contributor.advisor | Antunes, Mara Rubia | |
dc.creator | Balk, Mara Hoffmann | |
dc.date.accessioned | 2023-04-26T13:53:14Z | |
dc.date.available | 2023-04-26T13:53:14Z | |
dc.date.issued | 2006-03 | |
dc.date.submitted | 2006 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28827 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Pesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humano, RS, 2006. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Língua espanhola | por |
dc.title | A língua espanhola e a expressão corporal: diálogos pedagógicos | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Pesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humano | por |
dc.description.resumo | Surgiu o interesse em realizar esta pesquisa, que busca explicar a expressão corporal como uma linguagem através de símbolos, onde aparece o Espanhol como uma segunda língua, tudo aquilo que é capaz de ser dito ou entendido sem a necessidade do uso das palavras. Esta simbologia pode ser transmitida através de movimentos, gestos ritmados, percepção auditiva, interpretação corporal, mímica todo e qualquer movimento que inserido no contexto da aprendizagem tenha algum significado. Levamos em consideração os seguintes objetivos: vivenciar e analisar o aprendizado da língua espanhola através das aulas de expressão corporal, junto aos alunos de Educação Infantil, verificar as estratégias didático-metodológicas mais adequadas que possibilitem a interação da expressão corporal e da língua espanhola. As crianças estão em fase de conhecimento, não só corporal, mas de sociabilização, é necessário que exista um professor-orientador das atividades, de maneira que as mesmas tornem-se prazerosas e proveitosas no sentido do aprimoramento e segurança nos gestos e atitudes das técnicas da expressão corporal. Esta pesquisa caracteriza-se como descritiva, onde o pesquisador, através da observação direta, verifica, registra e analisa todo o processo de assimilação dos objetivos propostos. Os sujeitos investigados foram 15 crianças, de 4 a 6 anos da Creche, na cidade de Santa Maria-RS. Levamos em consideração que estas crianças estavam em fase de alfabetização, portanto, além da língua materna estavam aprendendo outro idioma e conseguimos obter resultados significativos. Verificamos que é possível ensinar outro idioma a esta população, utilizando como meio metodológico a expressão corporal. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |