Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAntunes, Mara Rubia
dc.creatorBalk, Mara Hoffmann
dc.date.accessioned2023-04-26T13:53:14Z
dc.date.available2023-04-26T13:53:14Z
dc.date.issued2006-03
dc.date.submitted2006
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28827
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Pesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humano, RS, 2006.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLíngua espanholapor
dc.titleA língua espanhola e a expressão corporal: diálogos pedagógicospor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationPesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humanopor
dc.description.resumoSurgiu o interesse em realizar esta pesquisa, que busca explicar a expressão corporal como uma linguagem através de símbolos, onde aparece o Espanhol como uma segunda língua, tudo aquilo que é capaz de ser dito ou entendido sem a necessidade do uso das palavras. Esta simbologia pode ser transmitida através de movimentos, gestos ritmados, percepção auditiva, interpretação corporal, mímica todo e qualquer movimento que inserido no contexto da aprendizagem tenha algum significado. Levamos em consideração os seguintes objetivos: vivenciar e analisar o aprendizado da língua espanhola através das aulas de expressão corporal, junto aos alunos de Educação Infantil, verificar as estratégias didático-metodológicas mais adequadas que possibilitem a interação da expressão corporal e da língua espanhola. As crianças estão em fase de conhecimento, não só corporal, mas de sociabilização, é necessário que exista um professor-orientador das atividades, de maneira que as mesmas tornem-se prazerosas e proveitosas no sentido do aprimoramento e segurança nos gestos e atitudes das técnicas da expressão corporal. Esta pesquisa caracteriza-se como descritiva, onde o pesquisador, através da observação direta, verifica, registra e analisa todo o processo de assimilação dos objetivos propostos. Os sujeitos investigados foram 15 crianças, de 4 a 6 anos da Creche, na cidade de Santa Maria-RS. Levamos em consideração que estas crianças estavam em fase de alfabetização, portanto, além da língua materna estavam aprendendo outro idioma e conseguimos obter resultados significativos. Verificamos que é possível ensinar outro idioma a esta população, utilizando como meio metodológico a expressão corporal.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto