A língua espanhola e a expressão corporal: diálogos pedagógicos
Abstract
Surgiu o interesse em realizar esta pesquisa, que busca explicar a expressão corporal como uma linguagem através de símbolos, onde aparece o Espanhol como uma segunda língua, tudo aquilo que é capaz de ser dito ou entendido sem a necessidade do uso das palavras. Esta simbologia pode ser transmitida através de movimentos, gestos ritmados, percepção auditiva, interpretação corporal, mímica todo e qualquer movimento que inserido no contexto da aprendizagem tenha algum significado. Levamos em consideração os seguintes objetivos: vivenciar e analisar o aprendizado da língua espanhola através das aulas de expressão corporal, junto aos alunos de Educação Infantil, verificar as estratégias didático-metodológicas mais adequadas que possibilitem a interação da expressão corporal e da língua espanhola. As crianças estão em fase de conhecimento, não só corporal, mas de sociabilização, é necessário que exista um professor-orientador das atividades, de maneira que as mesmas tornem-se prazerosas e proveitosas no sentido do aprimoramento e segurança nos gestos e atitudes das técnicas da expressão corporal. Esta pesquisa caracteriza-se como descritiva, onde o pesquisador, através da observação direta, verifica, registra e analisa todo o processo de assimilação dos objetivos propostos. Os sujeitos investigados foram 15 crianças, de 4 a 6 anos da Creche, na cidade de Santa Maria-RS. Levamos em consideração que estas crianças estavam em fase de alfabetização, portanto, além da língua materna estavam aprendendo outro idioma e conseguimos obter resultados significativos. Verificamos que é possível ensinar outro idioma a esta população, utilizando como meio metodológico a expressão corporal.
Collections
The following license files are associated with this item: