Saberes docentes de professores alfabetizadores: domínios para autoavaliação docente
Visualizar/ Abrir
Data
2023-01-27Primeiro membro da banca
Maurente, Viviane Maciel Machado
Segundo membro da banca
Bolzan, Dóris Pires Vargas
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este estudo vincula-se ao Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional,
na Linha de Pesquisa LP2: Gestão Pedagógica e contextos educativos, a partir do grupo de pesquisa
Grupo de Pesquisa Práticas e Formação para docência: educação básica e superior (GPDOC). O
objetivo geral é construir colaborativamente domínios para a autoavaliação docente acerca dos
saberes docentes de professores alfabetizadores e suas práticas pedagógicas da rede municipal de
ensino de Santa Maria. Como objetivos específicos prioriza: identificar práticas pedagógicas de
referência na alfabetização na rede municipal de ensino de Santa Maria; reconhecer os saberes e
princípios balizadores das práticas pedagógicas de professoras que atuam no bloco de alfabetização
na rede municipal de ensino de Santa Maria; reconhecer a partir do trabalho coletivo domínios e
princípios capazes de impulsionar a autoavaliação acerca das práticas pedagógicas de alfabetização.
O referencial teórico que embasa a pesquisa são os estudos de Bolzan (2013), Powaczuk (2013),
Ferreiro e Teberosky (1999), Soares (2019), Tardif (2014), Garcia (2015), Gauthier et al. (2006).
Caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo aplicada e implicada, realizada
a partir de encontros dialógicos, pautados no ECER (POWACZUK et al 2021) com professoras
atuantes, a mais de 8 anos, no bloco pedagógico do município de Santa Maria. O estudo permitiu
identificar a construção e reconstrução dos saberes respaldados nas experiências docentes
vivenciadas ao longo das trajetórias de formação, revelando a atuação em diferentes contextos, e
seus múltiplos desafios como mobilizadores do aprender docente. Tal processo evidenciou-se
permeado por sentimentos de angústia e solidão pedagógica, decorrente da ausência de espaços de
interlocução pedagógica sistemáticos no contexto escolar, resultando em processos de autoavaliação
individualizada como fonte da validação docente. Os professores destacam a necessidade de
espaços sistemáticos que permitam a discussão e o compartilhamento acerca de desafios que se
deparam, revelando a solidariedade docente como impulsionadora da reconstrução dos saberes
docentes. A partir disso, foi desenvolvido no como produto técnico/educacional uma proposta de
instrumento de autoavaliação docente acerca das práticas pedagógicas de alfabetização, com vistas
a impulsionar a reflexão e a qualificação das práticas pedagógicas de alfabetização. A construção do
Instrumento está se deu de forma colaborativa, contemplando os saberes docentes das professoras,
a partir de suas práticas pedagógicas de referência, as quais contemplam princípios e domínios do
trabalho pedagógico. Os princípios do trabalho pedagógico evidenciaram-se demarcados pelas
premissas de: mobilização dos estudantes ao aprender, a geração da necessidade, a ludicidade, o
reconhecimento da diversidade de experiência dos estudantes, avaliação discente, organização das
rotinas, apoio e suporte das famílias. No que tange os domínios do trabalho pedagógico, observamos
a consciência fonológica, a função social da escrita, leitura, e contação de história. Tais princípios e
domínios ao serem discutidos e compartilhados revelam-se impulsionadoras à autoavaliação docente
fomentando a reflexão das práticas pedagógicas em curso, favorecendo a transformação e
reelaboração docente.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: