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dc.contributor.advisorCarvalho, Luciana Menezes
dc.creatorFiorini, Bruno José
dc.date.accessioned2023-04-27T17:14:52Z
dc.date.available2023-04-27T17:14:52Z
dc.date.issued2019-07-28
dc.date.submitted2019
dc.identifier.citationFIORINI, B. J. Jornalismo de Inovação: midiatização da persona jornalista no Instagram stories do @Estadão . 2019. 140 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Jornalismo) - Universidade Federal de Santa Maria, Frederico Westphalen, RS, 2020.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28857
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Campus Frederico Westphalen, Curso de Jornalismo, RS, 2019.por
dc.description.abstractThe new visibility (Thompson, 2008) provided, especially for journalism, different forms of social representation, which allowed newspapers to adapt content to the media environment (Carvalho, 2010). Be visible on digital environment has not already been enough to be seen on this environment and with the journalism is not different. The journalism needs innovate (Flores 2017a, 2017b), it needs to attract your public to look the news. In additon, the journalism needs to let the news attractive to get diferente publics, and about the Drops, it is a product developed by the newspaper called: The state of São Paulo (@Estadão), on instagram stories, it is one of the example to adapt the content for the current media ecosystem. It is highlighted that the understanding about the drops is like a audiovisual product ephemeral which is characterizated in the environment of ephemeral digital media. Based on this search, we can start with this next problem: like the @estadão promotes the innovation of the journalism through the built of the character journalist on the instagram stories? From our problem we can point out the next general objective: to understand how the @estadão promoves the innovation of the journalism through the construccion of the journalist on the instagram stories. The specific objectives are: to point out the innovation made by @estadão on the Instagram Stories; To understand how the gramatic of the instagram stories can be appropriate by the journalism; To identify the strategies used by the journalists of the Drops in the construction of the character in the profile of @estadão on Instagram Stories; and to observe what kind of journalism is done on Instagram Stories. We can understand instagram stories as a distribucion platform for ephemeral audiovisual content. We identify in the analysis that the gramar of the Instagram Stories owns four characteristics: narrative, daily, reference and continuity. In this way @estadão promotes innovation in journalism when the journalists start to build their personas using language strategies and self-referencing themselves in these environments, approaching the public and becoming the brand’s representatives. We point out the main result that the @estadão promotes journalistic innovation frm language strategies, such as the self referencing of Drops journalists. We can cite as and example when the journalists ask the spectators/followers to follow them in the personal profile of each presenter.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectConteúdo Audiovisual Efêmeropor
dc.subjectGramática do Instagram Storiespor
dc.subjectEstadãopor
dc.subjectMidiatizaçãopor
dc.subjectPersonapor
dc.titleJornalismo de Inovação: midiatização da persona jornalista no Instagram stories do @Estadãopor
dc.title.alternativeInnovation Journalism: mediatizacion of the characther journalist the Instagram stories of @Estadãoeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localFrederico Westphalen, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationJornalismopor
dc.description.resumoA nova visibilidade (Thompson, 2008) deu, em especial para o jornalismo, diferentes formas de representações sociais, o que proporcionou para os jornais a adaptação de conteúdos ao ambiente midiático (Carvalho, 2010). Estar visível em ambientes digitais já não é mais o suficiente para se fazer ver nesses ambientes, e com o jornalismo não é diferente. O jornalismo precisou inovar (Flores 2017a, 2017b), atrair seu público para as notícias, deixá-las atrativas para atingir públicos diferentes, e o Drops, produto desenvolvido pelo jornal O Estado de S. Paulo (@Estadao) no Instagram Stories, é um dos exemplos de adaptação de conteúdo ao atual ecossistema midiático. Destacamos que entendemos o Drops como um produto audiovisual efêmero, que se caracteriza no ambiente das mídias digitais efêmeras. Nesta pesquisa, partimos do seguinte problema: como o @Estadão promove a inovação do jornalismo por meio da construção da persona dos seus jornalistas no Stories do Instagram? A partir do nosso problema apontamos o seguinte objetivo geral: entender como o @Estadão promove a inovação do jornalismo por meio da construção da persona dos seus jornalistas no Instagram Stories. Os objetivos específicos são: pontuar as inovações feitas pelo @Estadão no Instagram Stories; compreender de que modo a gramática do Instagram Stories pode ser apropriada pelo jornalismo; identificar as estratégias utilizadas pelos jornalistas do Drops na construção da persona no perfil do @Estadão no Instagram Stories; e observar que tipo de jornalismo é feito no Instagram Stories. Entendemos o Instagram Stories como uma plataforma de distribuição de conteúdos audiovisuais efêmeros. Identificamos, na análise, que a gramática do Instagram Stories possui quatro características: narrativa, cotidiano, referência e continuidade. Dessa forma o @Estadão promove a inovação no jornalismo quando os jornalistas passam a construir suas personas utilizando estratégias das linguagens e a autorreferenciação de si nesses ambientes aproximando-se do público e tornando-se os representantes da marca do jornal. Pontuamos como principal resultado que o @Estadao promove a inovação jornalística a partir de estratégias de linguagem, como a autorreferenciação dos jornalistas do Drops. Podemos citar como exemplo quando os jornalistas pedem para os espectadores/ seguidores siguir eles no perfil pessoal de cada apresentador.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.publisher.unidadeUFSM Frederico Westphalenpor


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  • TCC Jornalismo [71]
    Trabalhos de Conclusão de Curso de Jornalismo da UFSM do Campus Frederico Westphalen

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