Jornalismo de Inovação: midiatização da persona jornalista no Instagram stories do @Estadão
Resumen
A nova visibilidade (Thompson, 2008) deu, em especial para o jornalismo, diferentes formas de
representações sociais, o que proporcionou para os jornais a adaptação de conteúdos ao ambiente
midiático (Carvalho, 2010). Estar visível em ambientes digitais já não é mais o suficiente para se
fazer ver nesses ambientes, e com o jornalismo não é diferente. O jornalismo precisou inovar (Flores
2017a, 2017b), atrair seu público para as notícias, deixá-las atrativas para atingir públicos diferentes,
e o Drops, produto desenvolvido pelo jornal O Estado de S. Paulo (@Estadao) no Instagram Stories,
é um dos exemplos de adaptação de conteúdo ao atual ecossistema midiático. Destacamos que
entendemos o Drops como um produto audiovisual efêmero, que se caracteriza no ambiente das
mídias digitais efêmeras. Nesta pesquisa, partimos do seguinte problema: como o @Estadão
promove a inovação do jornalismo por meio da construção da persona dos seus jornalistas no
Stories do Instagram? A partir do nosso problema apontamos o seguinte objetivo geral: entender
como o @Estadão promove a inovação do jornalismo por meio da construção da persona dos seus
jornalistas no Instagram Stories. Os objetivos específicos são: pontuar as inovações feitas pelo
@Estadão no Instagram Stories; compreender de que modo a gramática do Instagram Stories pode
ser apropriada pelo jornalismo; identificar as estratégias utilizadas pelos jornalistas do Drops na
construção da persona no perfil do @Estadão no Instagram Stories; e observar que tipo de
jornalismo é feito no Instagram Stories. Entendemos o Instagram Stories como uma plataforma de
distribuição de conteúdos audiovisuais efêmeros. Identificamos, na análise, que a gramática do
Instagram Stories possui quatro características: narrativa, cotidiano, referência e continuidade.
Dessa forma o @Estadão promove a inovação no jornalismo quando os jornalistas passam a
construir suas personas utilizando estratégias das linguagens e a autorreferenciação de si nesses
ambientes aproximando-se do público e tornando-se os representantes da marca do jornal.
Pontuamos como principal resultado que o @Estadao promove a inovação jornalística a partir de
estratégias de linguagem, como a autorreferenciação dos jornalistas do Drops. Podemos citar como
exemplo quando os jornalistas pedem para os espectadores/ seguidores siguir eles no perfil pessoal
de cada apresentador.
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- TCC Jornalismo [84]
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