Interfaces da avaliação externa no currículo escolar: percepções de professores de uma escola da rede municipal
Fecha
2022-10-20Primeiro membro da banca
Fernandes, Cleoni Maria Barboza
Segundo membro da banca
Gallina, Simone Freitas da Silva
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Mostrar el registro completo del ítemResumen
A presente dissertação do Curso de Mestrado Profissional em Políticas
Públicas e Gestão Educacional, do Programa de Pós-Graduação, da Linha de
Pesquisa de Políticas Públicas, aborda a temática da avaliação externa no contexto
educacional. Teve por objetivo geral compreender as implicações da avaliação
externa no currículo e na aprendizagem escolar de alunos dos 5º anos do Ensino
Fundamental I. Especificamente se buscou reconhecer as concepções e as políticas
relacionadas à avaliação externa; analisar o papel do coordenador pedagógico do
Fundamental I em relação aos encaminhamentos do processo avaliativo e o currículo
escolar para alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental I; examinar a relação entre
avaliação, currículo e aprendizagem dos alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental
I. A pesquisa é de abordagem qualitativa e se caracteriza como um estudo de caso,
para o qual se realizou uma investigação bibliográfica e uma pesquisa de campo,
realizada em uma escola da Rede Pública, com uma coordenadora pedagógica do
Ensino Fundamental I e quatro professoras do 5º ano do Ensino Fundamental I, para
a qual se utilizou como instrumento um questionário aberto. Observou-se que, no
entendimento dos participantes da pesquisa, as avaliações externas produzem uma
perspectiva competitiva entre as escolas, uma vez que os resultados das avaliações
compõem o índice do Ideb. Para os participantes, as avaliações externas não
contemplam todo o desenvolvimento do aluno, uma vez que há habilidades e
competências que transpassam o currículo formal e se desvelam no currículo real.
Neste viés se destacou a importância de as avaliações estarem em consonância com
o currículo escolar. Por outro lado, entendeu-se que as avaliações externas servem
de subsídios para as práticas pedagógicas, por meio da possibilidade de reflexão do
trabalho desenvolvido pelos sujeitos envolvidos na educação, realçando a
necessidade de revisão de conteúdos que não foram bem assimilados e instiga a
busca por novas práticas pedagógicas. O produto educacional se constituiu em uma
proposta de formação continuada realizada com professores e gestores, cujo intuito é
o aprofundamento teórico e prático das avaliações externas. Assim, se propõe a
análise de uma das avaliações usadas na escola (Saeb), buscando interpretar o que
elas apontam para, então, formular em conjunto com os professores o que é possível
propor em relação aos resultados obtidos, visando o desenvolvimento dos alunos.
Entende-se que a presente investigação pode contribuir para o desenvolvimento
profissional dos atores da educação, objetivando, por meio das avaliações externas,
possibilidades de crescimento e subsídios importantes de trabalho, superando uma
visão negacionista e contrária acerca das avaliações externas que ainda persiste por
parte de muitos educadores.
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