Prática pedagógica de uma professora do ensino comum frente a alunos com deficiência intelectual: um estudo de caso
Resumen
O presente trabalho é resultado da Conclusão do Curso de Licenciatura em Educação
Especial Noturno, vinculado ao Centro de Educação da Universidade Federal de
Santa Maria - UFSM. Teve como objetivo geral: analisar como a professora do ensino
comum organiza e media as práticas pedagógicas para a efetivação da aprendizagem
e desenvolvimento dos alunos com deficiência intelectual. Com o intuito de alicerçar
as discussões propostas neste TCC, alguns teóricos foram selecionados: Brasil (1996,
1998, 2008, 2009, 2015), Monteiro, J. (2019); Schalock, Luckasson e Tassé (2021);
Monteiro, M. (2015), Hostins e Jordão (2014), Pletsch e Glat (2012), Lopes (2010),
Mendes, Vilaronga e Zerbato (2014), entre outros. A metodologia seguiu uma
abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Participou dessa pesquisa uma
professora que atua no quinto ano do Ensino Fundamental, em uma escola do ensino
comum, da rede particular com cunho filantrópico, do município de Santa Maria - Rio
Grande do Sul. Os instrumentos de coleta de dados foram: observações da prática
pedagógica da sala de aula pesquisada, nos meses de maio a dezembro do ano de
2022, registrando as mesmas no diário de campo e entrevista semiestruturada. Após
a coleta e análise dos dados foi possível observar que dentre as práticas pedagógicas
desenvolvida pela professora verificou-se que as adaptações curriculares foi a única
prática adotada pela respectiva profissional. Entretanto, durante as observações no
espaço escolar, verificou-se que as adaptações curriculares não foram implementadas
de forma contínua e sim em momentos esporádicos e pontuais. Contudo, ressalta-se
que mesmo sendo pontuais, quando as mesmas foram implementadas refletiam de
forma favorável para a aprendizagem e desenvolvimento dos alunos com deficiência
intelectual. A partir dessa pesquisa, concluiu-se que a prática pedagógica realizada
pela professora foi pautada na implementação de adaptações curriculares. Contudo,
para que as mesmas sejam de fato eficientes é fundamental que a professora
participante desse estudo receba um maior suporte da gestão escolar e do professor
especializado. Desse modo, compreende-se que a inclusão escolar é um processo e
a prática pedagógica do professor do ensino comum é parte disso. Nesse sentido, a
implementação do ensino colaborativo poderia ser uma prática pedagógica
complementar do processo inclusivo dos alunos com deficiência intelectual, além de
ser uma rede de apoio para a professora do ensino comum, uma vez que a inclusão
escolar não deve ser um processo solitário, vivenciado na sala de aula comum.
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