Pessoas com deficiência intelectual envelhecendo com autonomia
Resumen
Este projeto teve como prioridade os adultos com Deficiência Intelectual (DI) na fase
de envelhecimento. Na velhice, frequentemente ocorrem alterações em diferentes
áreas da cognição, que envolvem o funcionamento mental, como as habilidades de
pensar, de perceber, de lembrar, de sentir, de raciocinar e de responder aos
estímulos externos (RABELO, 2009). Assim, com esta pesquisa, pode-se conhecer
as necessidades da pessoa com DI na fase adulta para se manter autônomo, a fim
de discutir as possibilidades de melhorar seu funcionamento para se tornar mais
independente. Nesse sentido, foi feito um estudo de natureza básica com objetivos
exploratórios e realizadas entrevistas com: cinco alunos com DI entre 45 e 50 anos,
estando eles na instituição há mais de 10 anos; uma professora de Educação
Especial; uma educadora social; e três professoras regulares, atuantes nas
instituições de seis meses a 13 anos. Assim sendo, foi possível refletir sobre as
necessidades da pessoa com DI na fase adulta e entender que os sintomas
biológicos, saúde, relações sociais, autonomia e disposição, na vida desses sujeitos,
estão interligados. Entende-se que é necessário exercitar o corpo e a mente vivendo
em sociedade e praticando atividades de vida diária e físicas. Ademais, conheceu-se
um pouco sobre a atuação da Educação Especial e os interesses e potenciais
desses sujeitos e, dessa forma, pode-se perceber que esses sujeitos possuem
necessidades de exercitar o corpo e a mente, e essa transformação só ocorre
vivendo em sociedade e praticando atividades, tanto de saúde mental quanto físicas.
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