Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCanfield, Marta de Salles
dc.creatorSchitz, Marcelo de Lima
dc.date.accessioned2023-05-04T15:04:17Z
dc.date.available2023-05-04T15:04:17Z
dc.date.issued2005-12-22
dc.date.submitted2005
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28963
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Pesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humano, RS, 2005.por
dc.description.abstractThe present work is placed in the research line of the Human Movement Pedagogy department, pertaining to the specialization course of the Stricto Sensu Program in Human Movement Science and Research of the Federal University of Santa Maria. Primordially this study was a way to give voice to the capoeira teachers, without distinguishing them in relation to their degree or level of importance. The pedagogical knowledge of these teachers, through their speak during the classes, prove that they contemplate the following aspects: affectivity, solidarity, respect for the next one, self confidence, exercise of the moral judgement capacity, technical performance in the ginga and other capoeira's movements, balance and force as motor dexterities, and emphasis in sociability and interpersonal relations. As these are fundamental questions in the learning process, they deserve prominence in this work. The main goal consisted in perceiving how they used to perform their work with capoeira. The qualitative approach was choosen as metodology, because it provided a bigger proximity with the sample population of this research. And the interview as an instrument of data collection consecrated the importance of its contents, allowing academic and capoeira's sympathetical people to increase their vision and knowledge about it. Besides, the capoeira teachers, as they expose their way of thinking about the interview topics, could have the chance to know theirselves better as teachers. The conclusion states that capoeira has a considerable educacional potential in all the aspects of learning.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCapoeirapor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectDimensões da aprendizagempor
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectLearning dimensionseng
dc.titleA prática da capoeira nos grupos da cidade de Santa Maria - RS: dimensões trabalhadaspor
dc.title.alternativeThe practice of capoeira in Santa Maria city (RS) groups: dimensions workedeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationPesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humanopor
dc.description.resumoO presente trabalho situa-se na linha de pesquisa do núcleo de Pedagogia do Movimento Humano, pertencente ao curso de Especialização do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Pesquisa do Movimento Humano, da Universidade Federal de Santa Maria. Primordialmente este estudo foi uma forma encontrada para dar voz aos professores de capoeira, sem distingui-los em relação a grau ou nível de importância às suas falas. O conhecimento pedagógico destes professores, através das falas, mostra que contemplam em suas aulas os seguintes aspectos: afetividade, solidariedade, respeito pelo próximo, autoconfiança, exercício da capacidade de julgamento moral, desempenho técnico na ginga e demais movimentos, equilíbrio e força como destrezas motoras, e a ênfase na sociabilidade e relações interpessoais. Como são questões fundamentais e imbricadas no processo de aprendizagem, mereceram destaque para o foco do trabalho. O objetivo consistiu em perceber como estavam realizando o trabalho com a capoeira. Como metodologia empregou-se a abordagem qualitativa, pois permitiria uma maior proximidade com a população foco da pesquisa. E a entrevista como instrumento de coleta de dados consagrou a importância de suas declarações, permitindo que os acadêmicos e interessados na capoeira ampliem sua visão sobre ela. Assim que também os professores de capoeira, ao exporem suas formas de pensar sobre os tópicos relacionados na entrevista, se permitam reconhecerem-se como educadores. A conclusão apresenta a capoeira como um potencial educativo para todos os aspectos da aprendizagem.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto