A prática da capoeira nos grupos da cidade de Santa Maria - RS: dimensões trabalhadas
Abstract
O presente trabalho situa-se na linha de pesquisa do núcleo de Pedagogia do Movimento
Humano, pertencente ao curso de Especialização do Programa de Pós-Graduação em Ciência
e Pesquisa do Movimento Humano, da Universidade Federal de Santa Maria.
Primordialmente este estudo foi uma forma encontrada para dar voz aos professores de
capoeira, sem distingui-los em relação a grau ou nível de importância às suas falas. O
conhecimento pedagógico destes professores, através das falas, mostra que contemplam em
suas aulas os seguintes aspectos: afetividade, solidariedade, respeito pelo próximo,
autoconfiança, exercício da capacidade de julgamento moral, desempenho técnico na ginga e
demais movimentos, equilíbrio e força como destrezas motoras, e a ênfase na sociabilidade e
relações interpessoais. Como são questões fundamentais e imbricadas no processo de
aprendizagem, mereceram destaque para o foco do trabalho. O objetivo consistiu em perceber
como estavam realizando o trabalho com a capoeira. Como metodologia empregou-se a
abordagem qualitativa, pois permitiria uma maior proximidade com a população foco da
pesquisa. E a entrevista como instrumento de coleta de dados consagrou a importância de suas
declarações, permitindo que os acadêmicos e interessados na capoeira ampliem sua visão
sobre ela. Assim que também os professores de capoeira, ao exporem suas formas de pensar
sobre os tópicos relacionados na entrevista, se permitam reconhecerem-se como educadores.
A conclusão apresenta a capoeira como um potencial educativo para todos os aspectos da
aprendizagem.
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