A percepção ambiental dos docentes na Escola Estadual de Ensino Fundamental Pe. Rafael Iop com um olhar na história de Vale Vêneto - RS
Abstract
O conhecimento da história de uma localidade pode indicar caminhos para se
compreender a realidade ambiental dos indivíduos no seu cotidiano atual e suas
reações diante dos meios que o cercam. Com referência à questão ambiental, uma
pesquisa realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Pe. Rafael Iop, no
distrito de Vale Vêneto-São João do Polêsine, Rio Grande do Sul, mostra que
61,55% dos docentes entendem que é necessário à conscientização quanto as
questões ambientais, para se atingir uma relação de harmonia, proteção e melhoria
do ambiente onde se vive. Ao mencionar os problemas ambientais locais, 53,84%
dos docentes destacam a poluição por agrotóxicos, as queimadas, a erosão não
relacionando-os aos fatores sócio-econômicos e culturais da região. Dessa forma, as
atividades pedagógicas sugeridas nesse trabalho e que desenvolvam a cidadania
numa postura ética com enfoque no meio ambiente, podem levar o educando a uma
efetiva aprendizagem vinculada as bases históricas e científicas sem, contudo,
esquecer a sua realidade ambiental regional.
Collections
- Educação Ambiental [190]
The following license files are associated with this item: